Nonô: “O Democratas vai apoiar Davi Davino e eu sigo secretário para desespero de alguns”

11/09/2020 09:32 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

Conversei – na manhã de hoje, 11 – com o secretário municipal de Saúde e presidente estadual do Democratas, José Thomaz Nonô. Como já antecipado nesse blog, Nonô confirma que apoiará – na disputa pela Prefeitura de Maceió – o deputado estadual e pré-candidato, Davi Davino (Progressista).

Nonô disse que a aliança com Davi Davino não tem imposições e que o Democratas não deve indicar o vice da chapa. Ele voltou a frisar o que já havia exposto em um vídeo em suas redes sociais: um dos fatores para apoiar o pré-candidato do Progressista é a preocupação com a eleição proporcional, para dar maior viabilidade aos que vão disputar uma das cadeiras da Câmara Municipal de Maceió pelo Democratas.

O presidente estadual da agremiação acredita que o partido deve eleger dois vereadores, “mas podendo fazer três”. Uma das apostas do Democratas é a eleição de Gaby Ronalsa, que é irmã do deputado estadual Dudu Ronalsa (PSDB).

“Desde que houve o acordo entre o prefeito Rui Palmeira (sem partido) e o governador Renan Filho (MDB) que eu disse que estava fora desse bloco. Administrativamente sou subordinado, com muito orgulho, ao prefeito de Maceió, mas isso não envolve os destinos do Democratas. Então, tudo foi conversado tranquilamente, sem problema algum. O pessoal tem que entender que política não é briga de boxe. Converso com o prefeito, converso com o governador tranquilamente”, colocou ainda o secretário municipal de Saúde.

O que deu para sentir da conversa com Nonô é que pesou para não apoiar Alfredo Gaspar a aliança com o MDB do senador Renan Calheiros e do governador Renan Filho. Em relação à candidatura de João Henrique Caldas, o JHC (PSB), Nonô diz nada ter contra o parlamentar, mas que a figura de Ronaldo Lessa (PDT) como vice representa tudo aquilo contra o qual o Democratas sempre lutou.

“O Lessa traz toda aquela turma ligada com Lula, Dilma etc. O Democratas é um partido que sempre fez oposição a tudo isso. Não faria sentido o apoio a essa candidatura pela própria história do Democratas”, explicou José Thomaz Nonô.

No entanto, apesar do apoio do Democratas a Davi Davino, Nonô frisou que o deputado estadual Davi Maia (Democratas) está livre para apoiar JHC. “Eu conversei longamente com ele e disse que entendia. Ele está livre para isso, afinal já votou em João Henrique outras vezes e eu nada tenho contra o JHC. Apenas disse a ele que se licenciasse da Executiva municipal até o fim da eleição”, pontou ainda o secretário municipal de Saúde.

Os demais nomes do Democratas também estarão livres para isso. “Eles só não terão os benefícios naturais que se tem dentro de uma coligação, pois eu não vendo ilusões”.

“Eu me permito dizer, mesmo sendo muito difícil falar de si mesmo, que consegui fazer exatamente o que pretendia fazer e sem abrir aresta com ninguém, nem com o prefeito, nem com Davi Maia. Eu não vou cobrar que o Davi Maia vote no candidato do partido. O prefeito entendeu a minha posição e a situação está resolvida”, salientou Nonô.

Indagado sobre sua continuidade na gestão municipal, já que Rui Palmeira apoiará a candidatura de Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB), José Thomaz Nonô foi enfático: “eu sigo secretário tranquilamente para o desespero de muita gente. O próprio prefeito me confirmou isso”.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..