NÃO CHAME DE PERSONALIDADE FORTE SUA FALTA DE INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

09/09/2020 13:39 - Encontre-se por Carol Fontan
Por redação
Image

Ok, não vou dizer para você levar desaforo para casa, mas acredito que você pode deixar na esquina. Vou explicar melhor. 

Levar para casa, ou seja, guardar, não é a melhor saída. Aquilo que é reprimido vai se nutrindo e possivelmente se transformando em algo maior, podendo eclodir, mas tarde de outras formas, isso também acontece quando vamos acumulando pequenos casos de repreensão ao longo do tempo. E mesmo que você quisesse se calar e guardar, mas esse não foi o modelo que você aprendeu quando pequeno, nesse caso só resta a reação mais comum diante de uma discussão: O ataque como defesa ou se preferir a “Explosão” , enfim quando se espalhar difícil vai ser juntar né. 

Isso acontece porque em um momento de raiva nosso corpo é inundado por cortisol que é o hormônio do estresse, aquele responsável em te manter em estado de alerta constante, preparado e focado para o perigo que é eminente, ou seja, o ataque é automático e irracional. Irracional porque a parte do cérebro responsável pela lógica é desativado para que a amigdala funcione, ela que é a responsável pela reatividade emocional. Resumindo: vai da merda. 

Nesses momentos a melhor alternativa seria canalizar sua energia para outra atividade que desvie seu foco e você consiga descarregar um pouco dessa adrenalina, assim você consegue dar tempo para que o corpo metabolize o cortisol e vá voltando a sua normalidade e a sua capacidade de raciocínio também. Não conseguimos combater um pensamento com outro pensamento, para cortar o efeito de um é necessário parar de pensar (pelo menos no fato em específico) e nesses casos, atividades que utilizem o corpo, como corrida, dança, ou até cantar, tomar um cafezinho com um colega, ajudam muito. 

Pensando em levar o desaforo até a esquina, você simplesmente ir até lá e respirar profundamente algumas vezes, isso já oxigena o seu cérebro e dá aquele tempinho necessário antes de entrar no gatilho automático da reação. 

È, mas tenho que ser bem sincera com você e te dizer que talvez você não lembre dessas minhas palavras no seu próximo momento de raiva, talvez até lembre, mas só depois que já tiver passado. Isso acontece porque em sua mente já existe um padrão de reação gravado em sua memória de acordo com as suas experiências e alimentado durante toda a sua existência e é automático, por mais que você saiba o correto a se fazer é mais forte que você. Para mudar esse e muitos outros comportamentos é necessária uma DESCONSTRUÇÃO estar disposto e aberto a REAPRENDER uma maneira nova de viver, construída com base em práticas que ativem áreas do seu cérebro e mente te deixando menos reativo e mais receptivo, desenvolvendo a sua inteligência emocional, adquirindo liberdade emocional, porém, esteja ciente que toda liberdade exige um preço.

 

                                                                        @carolfontann 82.99913-5276 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..