A Defesa Civil de Maceió irá analisar o aparecimento de rachaduras em alguns imóveis no bairro do Farol, para verificar se há alguma relação com a instabilidade de solo que atinge os bairros Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto, que conforme relatório do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), foi provocada pela atividade de mineração.
Nesta quinta-feira (10), a partir das 9h, a Defesa Civil iniciará um levantamento nos imóveis do Farol que analisará as edificações que apresentam rachaduras e imóveis circunvizinhos, para identificar possíveis feições e suas continuidades.
“A intenção desses levantamentos é investigar se o fenômeno está se estendendo para outras áreas. Investigar se as fissuras e fraturas identificadas estão associadas à instabilidade de solo que afeta os bairros do Pinheiro, Mutange, Bebedouro e Bom Parto ou não”, explica o geólogo do Centro Integrado de Monitoramento e Alerta da Defesa Civil (Cimadec), Antonioni Guerrera.
Durante os trabalhos, as equipes da Defesa Civil de Maceió podem entrar em casas cujo atendimento não foi solicitado ou agendado. “Estaremos nesta quinta-feira na Rua Tenente Antônio de Oliveira, no Farol, com todos os profissionais identificados com o colete da Defesa Civil e em carro plotado. Estamos com agendamento para analisar os imóveis cujos proprietários solicitaram vistoria e pode haver necessidade de analisar casas vizinhas para entender o problema e colher informações necessárias para o trabalho”, destacou o engenheiro civil do Cimadec, Dayvisson Rodrigues.
A investigação para saber se o fenômeno tem relação com o problema identificado no Mapa de Setorização de Danos e de Linhas de Ações Prioritárias levará em consideração os levantamentos de campo e os dados de monitoramento. Os dados serão ainda compartilhados com a CPRM, órgão federal dá suporte nas ações de monitoramento realizadas pela Defesa Civil de Maceio, para que sejam analisados e, por fim, ser emitido parecer.
*Com Assessoria
