O ministro Humberto Martins tomou posse nesta quinta-feira (27) como novo presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e destacou uma gestão participativa dentro do tribunal durante a sua presidência, que tem duração de dois anos. 

"Dedicarei todas as minhas forças para desempenhar a missão a mim confiada pelos meus pares para trabalhar por um Poder Judiciário forte, eficiente, célere, que atenda ao clamor por uma Justiça atuante na defesa da democracia e do estado de direito", disse o ministro.

Martins destacou ainda que a sua gestão terá como pauta o respeito ao cidadão e também a três princípios: legalidade, moralidade e transparência. "O dono do poder é o cidadão. A demora na prestação jurisdicional deve ser erradicada", disse ele. 

"Procurarei agir como sempre atuei, com a consciência de que o poder, inerente aos cargos, deve sempre ser utilizado para fazer o bem, distribuir a Justiça e contribuir para a promoção do respeito da dignidade humana", completou o novo presidente do STJ.