Policiais militares prenderam nesta terça-feira (25) o dono de uma serralharia pelo crime de furto de energia, no bairro do Clima Bom, em Maceió. De acordo com informações, o comerciante já havia sido autuado diversas vezes pela Equatorial por esse tipo de irregularidade.

Após ter o flagrante do crime, os militares foram acionados e encaminhado o comerciante, que não teve nome divulgado,  para a Central de Flagrantes, no Pinheiro, para prestar esclarecimentos. 

Além de crime previsto nos artigos 155 e 171 do Código Penal Brasileiro, o furto de energia compromete a qualidade do fornecimento, o que pode provocar sobrecarga no sistema elétrico, ocasionando oscilação e a falta de energia na região. Os clientes regulares também podem sofrer com danos aos equipamentos elétricos devido à queda na qualidade da energia, pois os desvios de energia utilizam uma demanda não informada a concessionária.

As ligações irregulares ainda põem em risco a segurança da população, já que as instalações elétricas em situações de desvios não atendem aos padrões de fornecimento, podendo ocasionar o rompimento de cabos, curtos-circuitos e até mesmo incêndios.