O município de Paripueira, no Litoral Norte de Alagoas, completou 13 dias sem registro de novas pessoas infectadas por coronavírus. Desde o início da pandemia,  Paripueira registrou 121 casos. 10 pessoas morreram e 109 estão curadas. Totalizando 2 casos ativos. Isso mostra uma melhora do cenário epidemiológico no município. 

A cidade, que está na Região Metropolitana de Maceió, foi uma das primeiras do interior a sair da fase vermelha da Matriz de Risco de Isolamento Social graças a estabilidade do número de casos. Atualmente na fase amarela, Paripueira tem retomado as atividades econômicas gradativamente.

Mesmo com a proximidade com a capital, que foi o epicentro da pandemia no Estado, Paripueira  conseguiu, graças a população e ao trabalho preventivo da Prefeitura, conter o número de pessoas infectadas. Segundo o médico infectologista, José Maria Constant, que integra a mesa de enfrentamento à covid-19 em Alagoas, a cidade é um exemplo a ser seguido. “Paripueira teve um número pequeno de casos, isso não é porque a população é pequena. Para se ter uma noção comparando com as outras cidades podemos fazer um cálculo por mil habitantes. Maceió tem 26 casos por mil habitantes, Arapiraca tem 42 casos por mil habitantes e Paripueira tem 9 casos para cada mil habitantes. Isso não é sorte e nem coincidência, é exemplo”.

Desde o início da pandemia, antes mesmo de registrar o primeiro caso, a Secretaria Municipal de Saúde implantou medidas de prevenção à covid-19. Uma delas foi a criação do Centro de Triagem para síndromes gripais que centralizou os atendimentos e desafogou as outras unidades de saúde.

E diante de todas as dificuldades para os moradores manterem o isolamento social, a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, ainda criou o projeto Música na Rua, onde a banda de Fanfarra Municipal se apresenta pelas ruas da cidade, levando alegria e solidariedade às famílias em isolamento social.