Uma coincidência foi o empurrãozinho que a pedagoga alagoana Adriana Tenório, pós-graduada em Marketing, precisava para colocar em prática uma ideia que acalentava há cinco anos: criar um brechó de luxo diferenciado em Maceió, incentivando o artesanato local e o consumo consciente. Tomava forma então o Desapegodeluxe (https://www.desapegodeluxe.com.br/), brechó online e loja física.
“Espero deixar uma marca positiva para esse consumo circular que será, ou já é, o futuro, uma vez que estamos numa recessão, que a indústria da moda é grande poluente do meio ambiente, que o mundo está mais consciente, que precisamos reciclar, não só roupas e acessórios, mais conceitos mesmo”, disse a empresária
Adriana contou à reportagem que, durante um curso de 45 dias de aperfeiçoamento de inglês que fez em Nova York, em 2015, ela conheceu Ana Paula, uma professora de Moda da Universidade Federal de Recife, e o tempo livre de ambas acabou se tornando uma espécie de imersão no mundo dos brechós da cidade.
“Meu olhar nesse universo, mudou completamente de ângulo. De volta ao Brasil comecei como cliente e depois também vendia minhas peças, tanto nos espaços físicos como nos sites. Estudei o tema de forma prática, sentia o projeto tomando forma dentro de mim, e no fim do ano passado, visitando um brechó na Gávea, no Rio de Janeiro, exatamente como eu imaginava que seria o meu brechó, reencontrei por acaso a Ana Paula. Coincidência? Mais do que isso, foi insight puro, o que eu precisava pra saber que estava na hora de montar um desapego”, contou.
Ela disse que a ideia de agregar um lado social ao negócio surgiu com a rifa realizada pela arquiteta e designer Adriana Sampaio, que reverteu as vendas de várias peças suas, como bolsas, bijuterias e outros acessórios bordados à mão para a compra de cestas básicas distribuídas pela Missão Faça-se.
Reforçando a proposta de incentivar o artesanato local, Adriana Tenório já está disponibilizando um espaço, sem custo, no brechó online para artesãos e designers locais exporem suas peças. Uma dessas artistas é Adriana Sampaio, que levou sua marca (DS – Dri Sampaio) para o Desapegodeluxe.