O Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) em Alagoas vão estar juntos nas eleições de 2020. A informação foi confirmada ao Cada Minuto pelo presidente do PT, Ricardo Barbosa, nesta segunda-feira (17).
Ricardo explicou que essa união é fruto de uma discussão que não é de agora, mas que começou ano passado e já vem desde uma pauta geral da luta contra os ataques do governo Bolsonaro, do campo sindical, das mobilizações populares, junto com outros partidos da esquerda como o PCdoB e da UP.
“Embora a gente tenha feito o chamado e ainda mantém o chamado aberto para os outros partidos do campo da esquerda, como o PCdoB, ou o próprio PDT”, explicou Ricardo.
Entretanto, Barbosa disse que o quadro na capital parece que já foi consolidado na capital. “Nós, do PT e PSOL, embora sintamos a necessidade de unificar esse campo, sairemos com uma aliança”.
A aliança, de acordo com o presidente do PT, está sendo costurada no sentido de que a majoritária seja uma discussão onde a definição propriamente dita só seja feita e anunciada quando tiver os nomes das composições.
“Não queremos nesse momento descartar a possibilidade de nenhuma das candidaturas que estão sendo colocadas de maneira majoritária, tanto pelo PT quanto pelo pessoal. Até pelo respeito aos companheiros de cada partido na construção dessas alternativas”, justificou Ricardo.
Ainda essa semana, ao tudo que tudo indica, haverá outra reunião para que seja passada a chapa majoritária do PT e Psol. “Na maioria das capitais isso tem sido feito e nós estamos construindo em Maceió”.