“Precisamos nos reinventar, técnica e financeiramente durante a Pandemia”, afirma secretário do Esporte

15/08/2020 07:50 - Especiais
Por Paulo Chancey Junior
Image

A Pandemia do Coronavírus parou, também, o setor esportivo, que viu a paralisação das competições, dos eventos e ampliação da crise financeira com o passar dos meses. O MinutoEsportes entrevistou o Secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Charles Hebert, que avaliou o período, as dificuldades e a busca por soluções para uma retomada segura das atividades.

Como a Pandemia do Coronavírus atrapalhou e mudou o planejamento de eventos organizados ou com apoio da Selaj?

 Nós tínhamos um calendário de ações programadas para todo o ano, assim como o planejamento de apoio para o esporte alagoano. Diante da Pandemia, fomos forçados a suspender os eventos, assim como todo e qualquer apoio, tendo em vista que a prioridade do Governo de Alagoas é cuidar da saúde da população e combater o vírus. Tem sido um período difícil, mas que podemos avaliar como positivo, dente da nossa realidade.

Qual foi a alternativa encontrada pela Secretaria para se manter ativa e apoiar entidades nesse momento de Pandemia?

 Apesar se toda a dificuldade, nós mantivemos contato com as entidades esportivas e buscamos criar soluções, de forma virtual, garantindo a segurança e saúde de todos. Procuramos interagir e algumas modalidades apresentaram ideias, colocamos em prática e apoiamos de forma segura e viável financeira falando.

Quais foram os principais eventos e ações promovidas neste período de crise?

Promovemos uma série de atividades, como o Quarentreino, com as pessoas mandando vídeos das suas atividades físicas em casa, sendo premiadas de acordo com a interação do público. Lançamento atividades que movimentam um grande público de forma virtual, como o Campeonato Alagoano de “League Of Legends” (LOL), Alagoano de Skate Dendicasa, Alagoano de Xadrez, Futebol Digital. Além disso, lançamos o novo edital do Bolsa Atleta Alagoas, a Live Solidária que lançou a campanha do Cinquentenário do Estádio Rei Pelé, o projeto Campeões Solidários que vai arrecadar alimentos, máscaras, álcool em gel e produtos de higiene e mais recentemente o Drive In que promoveu a abertura do programa Na Base do Esporte em 2020. Então, podemos dizer que trabalhamos bastante e seguimos planejando muita coisa boa.

A Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude tem um dos menores orçamentos do Governo do Estado. Como promover o esporte nesse período de crise?

Com criatividade e organização, podemos fazer muito. Acredito que as boas ideias e  as parcerias com entidades e grupos esportivos, facilitou a criação de uma agenda positiva. A gestão do Governador Renan Filho é inovadora, permite liberdade para idealizar e colocar em prática boas ações. Diante de todas as dificuldades, acreditamos que estamos conseguindo manter firme o setor esportivo.

O apoio da Secretaria veio através da mediação e construção dos protocolos sanitários para retomada de atividades. Como foi construído esse canal entre o poder público e as entidades?

 Diálogo, essa é a palavra chave. Se a gente não podia estar próximo, buscamos as reuniões virtuais diariamente para construir pontes e trocar ideias. Lógico que retomar qualquer atividade era inviável no começo dessa Pandemia, mas com o passar do tempo, precisamos nos cuidar, mas também conviver com a situação difícil e buscar soluções. Tem sido um trabalho conjunto, das entidades esportivas e nós da Selaj, junto com outros órgãos governamentais, criamos esse grupo de trabalho para debater a retomada segura e oportuna dos setores.

O futebol foi o primeiro esporte ou atividade a retomar as atividades por conta do protocolo apresentado. Como tem sido o contato e as cobranças dos demais setores?

Nós somos questionados sobre o porquê da retomada do futebol e não de outras modalidades. Em todo o mundo o futebol foi o primeiro esporte a retomar atividades, porque apresentou protocolos relativamente seguros e diante das fases que foram criadas para permitir ou proibir atividades, o futebol se encaixou. Tudo tem o seu tempo, tudo precisa ser muito bem avaliado e os protocolos devem ser robustos. O futebol voltou, as academias voltaram, as atividades físicas na orla também e aguardamos a retomada dos esportes coletivos em breve. Então, vamos retomar as atividades de forma segura. Nada será feito sob pressão ou sem garantias à saúde dos praticantes e da população em geral.

A Pandemia não está controlada, mas a rotina está sendo retomada aos poucos. Qual o planejamento em médio prazo para a realização de eventos, sejam organizados pela Secretaria ou apoiados pela mesma?

Vamos nos adequar ao novo momento, ao novo normal. Existe um planejamento  para atividades a distância e diante do que estamos vendo, dos contatos feitos, dentro dos protocolos, vamos avançar com as nossas ações e o apoio ao esporte, mas tudo com muita responsabilidade.

Your alt text
Your alt text
Your alt text
Your alt text

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..