Após quase quatro meses sem celebrações presenciais, devido a pandemia do novo coronavírus, as igrejas católicas que integram a Arquidiocese de Maceió reabrem a partir deste sábado (17), com a participação dos fiéis, porém com capacidade reduzida. Segundo a Assessoria de Comunicação da Arquidiocese da Capital (Pascom), a reabertura foi definida em uma reunião do arcebispo com o clero, onde uma comissão, formada por padres e médicos, preparou um plano com medidas e orientações para um retorno com segurança das atividades.
Ao CadaMinuto, a Pascom ressaltou ainda que além das medidas diocesanas, definidas na reunião, também serão respeitadas as da Conferência Nacional de Bispos do Brasil (CNBB) e do governo estado para evitar o contágio pela Covid-19.
“Entre as determinações estão o uso obrigatório de máscara e a higienização das mãos. Os fiéis também não poderão ficar transitando dentro das igrejas e o distanciamento social será respeitado. Há paróquias que estão adotando uma distância de quase 2 metros entre os fiéis, duas pessoas por banco”, explicou a assessoria da igreja.
Mesmo com autorização do governo estadual para realizar celebrações com 50% da capacidade, a orientação da Arquidiocese é que as paróquias retomem as atividades, inicialmente, com 30%. A presença dos fiéis deve aumentar de forma sistemática.
Uma novidade para participar das celebrações presenciais é o agendamento. “Cada paroquia que for realizar celebração presencial tem um agendamento, por meio das plataformas online, WhatsApp ou da secretária paroquial. O agendamento é para contemplar a quantidade determinada por cada paróquia, conforme o seu espaço”, esclareceu a Pascom.
Conforme a Arquidiocese de Maceió, algumas paroquias estabeleceram a idade mínima de 12 anos para participar das celebrações presenciais. Crianças e pessoas com comorbidades, que são do grupo de risco, também devem ficar em casa solicitar visita para receber a eucaristia.
“Pedimos a compreensão dos fiéis acima de 60 anos, assim como de seus parentes, para que não venham as igrejas neste momento e que acompanhem as celebrações por meio da TV, do rádio, das redes sociais. E que solicitem, na paroquia de sua comunidade, a visita de um ministro extraordinário da comunhão, para levar a eucaristia em suas casas”, pontuou a assssoria.
Atividades de catequese para crianças, jovens e adultos só ocorrerão de forma online. O retorno na forma presencial só será em 2021, para evitar qualquer tipo de contágio. As igrejas da Arquidiocese de Maceió ficarão aberta para visitação e oração, mas sempre havendo higienização e respeito as normas sanitárias. “Estamos passando muitas orientações tanto nas mídias sociais, quanto nas próprias igrejas, para que esse retorno ser com segurança”, ressaltou a Pascom.
Festa da Padroeira
De acordo com informações da Pascom, a festa da padroeira de Maceió, Nossa Senhora dos Prazeres, seguirá todas as recomendações estabelecidas. A Catedral Metropolitana só abrirá a partir da segunda-feira (17), primeiro dia da festa.
"Haverá celebrações diárias às 6h e 12h com transmissão via rádio e às 17h, todas também transmitidas pelas redes sociais, assim como a novena das 19h. Já às 9h terá adoração ao Santíssimo Sacramento”, informou a assessoria da Arquidiocese de Maceió.










