Mudança de vida: população afirma ter mais qualidade de vida e oportunidades

14/08/2020 16:04 - Interior
Por Assessoria
Image

Com apenas 1 ano e 6 meses, Alessandro dos Santos já se tornava um grande companheiro de sua mãe, Renis Francineide dos Santos, que trabalhava como empregada doméstica nos sítios da região de Rio Largo. “Eu não tinha condições de pagar uma babá e ainda precisava trabalhar, então a única solução que arranjei foi carregar meu filho em um carrinho de mão enquanto fazia isso”, contou.

Tudo mudou quando Renis Francineide conseguiu matricular seu filho na Creche Municipal Juarina Pinto Da Silva, uma das 7 creches construídas nos últimos quatro anos pela Prefeitura de Rio Largo. “Agora me sinto realmente contente em saber que meu filho está num lugar seguro, adequado e que consegue se desenvolver diariamente. Posso trabalhar tranquila, essa creche é uma bênção!”, declarou emocionada. 

São mais de mil crianças, em tempo integral, com acesso a educação infantil de qualidade, ambientes estimulantes que têm a missão de promover o desenvolvimento das crianças em seus primeiros anos de vida, considerados pelos especialistas uma fase importante de construção social na primeira infância. 

As creches contam com salas de aula, leitura, brinquedoteca, área para expressão física, artística, de lazer, berçário e refeitório. Também realizam os sonhos das famílias do município que aguardavam isso há muitos anos. “Com a construção dessas creches meu filho mais novo tem oportunidades que seus irmãos mais velhos não tiveram. Ele aprende com mais qualidade e você consegue perceber a velocidade com que isso acontece”, contou Railane Aline, que acredita que nenhuma creche particular tem o que seu filho recebe sem pagar nada.

A melhoria da Educação Básica foi um dos marcos importantes na gestão do prefeito Gilberto Gonçalves. “O foco sempre foi trazer benefícios necessários para mudar a realidade dos moradores de Rio Largo, por isso trabalhamos com uma política de proximidade para atender as reivindicações da população. Encontramos muitos desafios no município, mas seguimos buscando soluções”, afirmou o chefe do Executivo municipal.

SAÚDE 

Uma das soluções foi descentralizar o atendimento e evitar encaminhamentos desnecessários para hospitais, montando estruturas que possam oferecer serviços de saúde com equipamentos de última geração. Atualmente, Rio Largo conta com 23 unidades básicas de saúde para atender todo município, equipes do Programa Saúde da Família (PSF) e investimentos da Prefeitura para ampliar mais UBSs. 

Era só mais uma consulta de rotina na Unidade de Saúde do município, num dia comum, em que nem passava pela cabeça da dona Joaquina Cabral, 65 anos, voltar para casa com uma descoberta triste, fora diagnosticada com Câncer de Mama. “Apesar de ter sido muito difícil, fiquei grata pelo apoio dos funcionários. O serviço das ambulâncias foi essencial durante o meu tratamento no hospital, em que eu ficava bastante debilitada. Considero a assistência que recebi como parte da minha cura”, disse.

São estruturas como a UBS de Pedro Jacinto, uma unidade de porte 01, que conta com consultório médico, enfermagem, odontologia e modernas dependências que estão empenhadas em oferecer a melhor assistência. Há também a UBS Audeir de Aguiar Peixoto, ampliada para o porte 02, com capacidade para duas equipes de saúde da família e o dobro das instalações já mencionadas, além de uma sala para entregas de medicamentos. Ainda serão construídas cinco Unidades Básicas de Saúde durante este ano. 

Os objetivos também se estendem nos projetos de segurança e pavimentação. A implantação da iluminação em Led já foi realizada em 85% da cidade, baixando o alto índice de violência nos bairros que viviam na escuridão. “Não precisamos mais nos trancar em casa depois das 18h com medo dos assaltos; as coisas têm mudado bastante e espero que continue assim”, declara dona Benedita da Silva, 52 anos, que também acrescenta mais uma vitória com a pavimentação das ruas no Conjunto José Carlos. “A lama, os buracos e o odor forte eram insuportáveis, mas com a gestão de Gilberto Gonçalves foram solucionados”, afirma.

As obras de pavimentação e drenagem de águas pluviais seguem com ordem para execução durante este ano nos seguintes locais: Conjunto Mutirão; Conjunto Gogó da Ema; Conjunto Vila Rica (etapa 2). As obras nos dois primeiros conjuntos estão sendo executadas com recursos próprios. Já no Conjunto Vila Rica, os recursos foram em contrapartida, juntamente com o Governo Federal, através do Ministério do Desenvolvimento Regional.

Outras entregas irão beneficiar centenas de moradores garantindo mais qualidade de vida e de educação, como a finalização da obra de construção da Quadra Poliesportiva no Conjunto Tavares Granja, construção de uma escola de 12 salas com campo de futebol e quadra e construção de uma creche no Conjunto Antônio Lins e cinco reformas em escolas municipais. Ampliação do Cemitério Municipal São Lourenço, do Cemitério São Vicente, reforma e ampliação da Praça Padre Cícero.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..