Um patrimônio histórico de São Luís do Quitunde e Alagoas, a escola foi fundada na administração do governador Fernandes Lima, na década de 1920. Estava há 17 anos desativada. Foi reinaugurada há 3 anos.

São Luís do Quitunde vem se consagrando no interior de Alagoas como um dos municípios que mais tem investido na construção e reforma de escolas públicas nesses poucos mais de três anos. Para esta sexta-feira, por exemplo, a prefeita Fernanda Cavalcante (MDB) está anunciando a inauguração das obras de reformas e ampliação de mais duas unidades; Adevan Verçosa e Marieta Lins Sarmento; totalizando agora seis escolas modernizadas. 

Segundo a prefeita Fernanda Cavalcante, foram construídas quatro escolas até agora; e que mais duas serão entregues ainda no restante desse seu mandato. Foram erguidas as escolas Odilon Marques Luz, Marcelo Toledo Silva, José Fajardo e Samuel Otacílio de Moraes. Enquanto que ganharam reforma e ampliação às escolas: Monteiro Lobato, Ernesto Gomes Maranhão, Maria José do Rego, Ester Lopes; Adevan Verçosa e Marieta Lins Sarmento. 

A Educação de São Luís do Quitunde contabiliza outo dado importante nesse Governo. Pois foram adquiridos 10 novos ônibus para atender o trajeto dos alunos para as escolas; além da construção de ginásio e quadras de esportes; uma concluída e mais quatro em execução. 

Histórico 

A influência da prefeita Fernanda, sobretudo com a presença de seu pai, o ex-prefeito Cícero Cavalcante, motivou o governo do estado a reabrir uma escola estadual que estava abandonada há 17 anos.  Patrimônio do povo quitundense e por não dizer de Alagoas, a Escola Estadual Messias de Gusmão, foi reaberta totalmente reformada há três anos, ocasião em que se comemoravam os 125 anos  de emancipação politica. 

Um patrimônio histórico de São Luís do Quitunde a escola foi fundada na administração do governador Fernandes Lima, na década de 1920, e recebeu em suas bancas grande parte da população quitundense, dentre os quais, alunos ilustres como os ex- governadores Divaldo Suruagy e Lamenha Filho.