Covid-19: com 18 atletas infectados no CSA, médico do clube prevê dificuldades na sequência da Série B

12/08/2020 10:27 - Minuto Esportes
Por Thiago Luiz*
Image

Depois da divulgação de 18 jogadores infectados pela Covid-19 no CSA, o chefe do Departamento Médico (DM) do clube, Fábio Lima, explicou em coletiva on-line como está sendo feito o procedimento de isolamento recuperação destes atletas. Com a grande quantidade de casos confirmados, o médico prevê dificuldades na sequência da Série B, mas destacoou que não acredita na suspensão do Campeonato Brasileiro, apenas em ajustes pontuais no calendário, com o adiamento de partidas.

Os jogadores foram dividos em dois grupos: aqueles que não apresentam sintomas, estão sendo acompanhados de forma virtual para realização de atividades físicas. Já os que estão com alguma limitação física, permanecem em repouso para evitar complicações clínicas.

“Durante um ou dois jogos pela frente teremos dificuldade física, mas preciso lembrar que o CSA também vinha de uma sequência pesada de jogos. Isso pode gerar um ganho pelo “descanso” durante esses dias”, afirmou o Fábio Lima.

Segundo o médico, não dá para especificar quando e de onde surgiu a infecção pelo novo coronavírus. Mas, de acordo com estudos feitos sobre a doença e pelo tempo de contaminação, o caminho mais provável de transmissão deve ter sido nas concentrações, período pré-jogo em que os atletas ficam confinados.

Fábio explicou ainda que, desde o retorno aos treinos, o elenco azulino fazia apenas o trajeto de casa para o Centro de Treinamentos. Mas a partir do momento que foi necessário realizar viagens, hospedagens fora de Alagoas e o contato com adversários de outros estados, todos ficaram mais “expostos” à doença.

chefe do Departamento Médico (DM) do clube, Fábio Lima

Mas apesar do grande número de acometidos pela Covid-19, o cenário é de tranquilidade no Azulão. Dos 18 infectados, nenhum apresentou complicações clínicas ou sintomas graves. A grande maioria foi assintomática. Os que relataram aparição de sintomas foram muito leves, como febre, tosse, ou semelhanças à gripe comum. Isso se deve, segundo o especialista, ao fato de jogadores profissionais não terem doenças anteriores e ao vigor físico adquirido por meio dos treinamentos e da rotina de alimentação e suplementação nutricional.

Do lado rival, o CRB divulgou na manhã de ontem que não tem nenhum atleta contaminado pelo coronavírus, mesmo tendo jogado há menos de uma semana contra o Azulão. De acordo com Fábio Lima, é normal que não haja acometidos pela Covid-19 no Ninho do Galo. Mas alerta que há uma “janela epidemiológica” de aproximadamente 14 dias entre a infecção e a detecção laboratorial. Por isso, é possível que atletas do Regatas possam testar positivo nos próximos exames.

*Com supervisão da editoria. 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..