Prefeitura apoia treinamento do Exército em Maceió

11/08/2020 09:23 - Maceió
Por Assessoria
Image

De 11 a 13 de agosto, Maceió será sede da Operação Alagoas, promovida pelo Exército Brasileiro. O evento consiste num exercício de adestramento da Força de Apoio à Defesa Civil do Comando Militar do Nordeste. A Prefeitura de Maceió está apoiando a ação, que visa capacitar e manter efetivos militares em permanente estado de prontidão.

Este tipo de exercício já foi realizado em vários estados brasileiros como forma de treinar o trabalho do Exército em apoio aos órgãos de Defesa Civil num contexto de cooperação e coordenação com as agências estaduais e municipais.

A Operação Alagoas tem início nesta terça-feira (11) com um Simpósio de Ajuda Humanitária, que acontece na Casa da Indústria, no bairro do Farol. Entre os palestrantes estão representantes do Exército Brasileiro, da Defesa Civil Nacional e Municipal, do Corpo de Bombeiros Militar de Alagoas, do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).

A Defesa Civil de Maceió participará do Seminário com palestra ministrada pelo geógrafo do Centro Integrado de Monitoramento Ação de Defesa Civil de Maceió (Cimadec), Walber Gama, que explanará sobre os cenários de risco em Maceió.

Já nos dias 12 e 13, uma força-tarefa formada por tropas do Exército Brasileiro, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Polícia Militar, Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), Cruz Vermelha e outras agências realizarão treinamentos simulados, utilizando como cenário o bairro Pinheiro e a Avenida Pierre Chalita, a fim de estabelecer uma pronta resposta às situações de calamidade pública.

Em apoio a ação do Exército Brasileiro, a Prefeitura de Maceió, através da Defesa Civil Municipal e SMTT, estará dando suporte nos simulados, disponibilizando profissionais para auxiliar no exercício de treinamento, que terá cenários de deslizamento de terra e desabamento parcial de edificação.

Programação

Dia 11 de agosto

Simpósio de Ajuda Humanitária

Local: Casa da Indústria – Maceió

Hora: das 9h às 17h.

Dia 12 de agosto

– Aprestamento da tropa e demais participantes do Exercício

Local: quartel do 59º BI Mtz

Hora: 10h

– Exercício de Simulação

Local: bairro Pinheiro

Hora: 15h

Dia 13 de agosto

– Exercício de Simulação  

Local: bairro Pinheiro e Av. Pierre Chalita

Hora: a partir das 8h

Ascom Defesa Civil e Ascom 10ª Brigada

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..