7 Dicas para ajudar os filhos no estudo

11/08/2020 10:31 - Notícias
Por Assessoria
Image

Estudantes têm como principal elemento para o aprendizado a motivação. Alguns pais ficam preocupados por não saberem exatamente de que forma ajudá-los. Além de tirar boas notas, os estudantes precisam entender a importância da educação em suas vidas e os pais têm papel fundamental nessa tarefa. Separamos 7 dicas para ajudar nessa jornada.

1 - Aborde a importância dos estudos

Será que seu filho conhece a real importância da educação? Precisamos mostrar tudo que existe além da “tarefa árdua” que conhecemos como estudar, mostrando uma visão da importância do esforço de hoje em um futuro próximo. Por meio do diálogo é possível explicar os benefícios que o foco nos estudos pode proporcionar no decorrer do tempo, além de garantir uma melhor relação entre vocês.

2 - Mostre que você pode ajudar

Coloque-se à disposição para ajudar, sempre que necessário. É verdade que ninguém é bom em todas as áreas do conhecimento e, consequentemente, os estudantes terão mais dificuldade em uma ou outra.

Dê-lhes autonomia e respeite o seu espaço, mas esteja disponível para que saibam que, ao esbarrarem nas dificuldades, podem pedir ajuda e não criar sozinhos uma sensação de incapacidade por não conseguirem atingir os objetivos.

3 - Definam pequenas metas

Muitas vezes definir metas é uma tarefa difícil. Mais difíceis ainda são tarefas extensas que nos desmotivam apenas de pensar nos seus tamanhos. A melhor estratégia é auxiliar na construção de pequenas metas, conseguindo cumpri-las. Assim os estudantes se sentirão mais motivados a atingir a próxima meta e concluir a tarefa inteira.

4 - Estabeleça um sistema de recompensas

Tire da sua cabeça recompensas materiais, esqueça presente e dinheiro nessa etapa. Vamos para a prática? Alcançou uma pequena meta (fez os exercícios de uma matéria, conseguiu realizar um trabalho)? Deixe-o 5 ou 10 minutos fazendo algo que queira, como ver TV ou navegar na internet. As recompensas devem ser maiores ou menores de acordo com o que for feito.

5 - Faça com que perceba seu avanço

Lembrar que está avançando é um fator de motivação, então vamos lembrá-los! Mostre que seus estudos estão trazendo resultados, reconheça os avanços e comemore qualquer progresso. Não se esqueça também de mostrar aos seus filhos onde podem chegar se continuarem progredindo.

6 - Estabeleça uma rotina

É uma das melhores estratégias para permanecer com a mente ativa, já que estipular uma rotina e, ao fim do dia, ter a certeza de que conseguiu realizar algo, ajuda a manter a saúde mental. Mas é preciso tomar conhecimento acerca de tudo que se deve saber, e aliado a isso, está o estudar. Liste, junto ao seu filho, todas as atividades que ele realiza diariamente, assim vocês podem estipular uma ordem de prioridades a todas às tarefas semanais.

7 - Organize um espaço para os estudos

Separe o espaço de estudos dentro da sua casa. É recomendado um lugar tranquilo, iluminado, limpo e organizado para o momento, onde nada possa tirar a concentração do estudante. Lembre-se de afastar todo tipo de distração, como televisão, videogame e celulares.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..