As falas de Alfredo Gaspar sobre Tácio Melo seriam as mesmas dos caciques MDB? Perguntar não ofende...

10/08/2020 10:56 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

Alfredo Gaspar minimiza polêmica interna sobre indicação de Tácio Melo, mas é a posição de Gaspar…

Em recente declaração – que foi repercutida aqui pelo CadaMinuto – o ex-procurador-geral de Justiça e pré-candidato à Prefeitura de Maceió, Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB), minimizou uma polêmica interna de bastidores políticos: a insatisfação de uma ala do MDB com a indicação do presidente estadual do Podemos, Tácio Melo, para ser o vice na chapa encabeçada pelo próprio Gaspar.

Como tratei do assunto, analiso aqui a fala de Alfredo Gaspar.

Politicamente, Alfredo Gaspar agiu de forma correta para evitar uma turbulência: afastar a discussão após a indicação feita por um de seus principais aliados: o prefeito de Maceió, Rui Palmeira (sem partido). A questão que deve ser lembrada é: Alfredo Gaspar de Mendonça fala por ele mesmo e não pelo MDB. Todavia, nesse sentido assume uma posição conciliadora e não foge à polêmica naquilo que lhe cabe. Ponto positivo.

Segundo os bastidores políticos, a insatisfação com o nome de Tácio Melo – em função da postura crítica do presidente do Podemos em passado recente – tem origem nas declarações dele sobre o senador Renan Calheiros, o mandatário do MDB em Alagoas e pai do governador Renan Filho (MDB).

Até aqui, não há nenhuma nota oficial do MDB em relação ao assunto, muito menos Renan Filho ou o senador Renan Calheiros comentaram o assunto. Os ataques que Tácio Melo sofreu – desde que seu nome foi oficializado – são vistos, nos bastidores, como “fogo amigo”. Rapidamente circulou pelas redes sociais antigas entrevistas de Melo onde ele “bate pesado” no senador Renan Calheiros.

A questão, portanto, é política. Não se questiona a competência de Melo para qualquer cargo, muito menos algum ponto de sua biografia que pese contra ele mesmo. Nada disso. Questiona-se o fato de um crítico tão ácido do senador Renan Calheiros ocupar hoje a posição que sela de vez aliança entre o prefeito Rui Palmeira e o governador Renan Filho.

E essa pergunta, mesmo tendo saído em defesa de Tácio Melo, Alfredo Gaspar de Mendonça não responde e nem pode responder.

Portanto, ao relembrar do desempenho de Tácio Melo em sua profissão e ao falar de sua passagem pelas diversas pastas na Prefeitura de Maceió, Alfredo Gaspar legitima a vice-candidatura do presidente do Podemos por meio daquilo que não está em jogo e evita ponto que vem sendo questionado.

Não importa aqui o que credencia Tácio Melo a presidir o Podemos e compor a pré-candidatura. A questão é: politicamente, Tácio Melo é ou não é um incomodo para o Palácio República dos Palmares, para o partido do qual Alfredo Gaspar de Mendonça faz parte e para o senador Renan Calheiros? Só quem pode responder isso é o MDB ou o próprio Renan Calheiros. Alfredo Gaspar, portanto, fala como bombeiro e não como dirigente partidário.

Quando Alfredo Gaspar de Mendonça diz que “ter Tácio Melo como parceiro na eleição municipal” muito o honra, eu não duvido disso. Gaspar de Mendonça assume uma posição política em defesa da indicação de Rui Palmeira e há até um ponto positivo nisso: faz apesar do MDB, o que mostra uma personalidade própria e posição firme. Convenhamos que no “calheirismo”, isso é coisa rara.

Segundo Alfredo Gaspar, ao construir a convergência que resultou na chapa, Tácio Melo teve o apoio do governador e do prefeito. Esse ponto aí é que me causa dúvidas. Creio que, nessa altura do campeonato, Tácio Melo teve mais foi que ser engolido mesmo. Afinal, a aliança tem que abrir o espaço para que Rui Palmeira trabalhe um nome de sua confiança. Gaspar de Mendonça se mostra um político que respeita a aliança, mas que não depende de outros para afirmar sua posição. Isso é outro ponto positivo. Mas…

Agora, Tácio Melo também precisa falar sobre suas contradições, que não tem a ver com comportamento, mas com opiniões. E aí, sendo um homem público, está sujeito aos questionamentos por parte do eleitor. Há duas perguntas que deixo em aberto para o presidente estadual do Podemos responder caso queira: “E aí, Tácio Melo, qual a opinião do senhor sobre o senador Renan Calheiros hoje? Houve mudança de opinião?”.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..