Após anúncio de Tácio Melo como vice de Gaspar, contradições de discursos começam a ser expostas...

05/08/2020 10:24 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

Coube ao ex-secretário municipal, presidente estadual do Podemos e homem de confiança do prefeito Rui Palmeira (sem partido), a posição de vice na chapa que tem como cabeça o ex-chefe do Ministério Público Estadual, Alfredo Gaspar de Mendonça (MDB).

O anúncio feito por Rui Palmeira, em recente entrevista à TV Mar, sela a aliança entre o prefeito e o governador de Alagoas, Renan Filho (MDB) no apoio à candidatura de Alfredo Gaspar de Mendonça.

O nome de Tácio Melo já era ventilado nos bastidores e sua indicação não é surpresa.

Porém, como o momento é de expor contradições de discursos, eis que começam a circular pelas redes sociais – de forma anônima – vídeos que mostram entrevistas de Tácio Melo em passado recente. Melo surge, nas postagens, como um ferrenho crítico do senador Renan Calheiros (MDB), o maior emedebista de Alagoas e pai do governador Renan Filho.

A própria aliança entre Rui Palmeira e Renan Filho gera questionamentos. Natural! Afinal, eram opositores. Em 2018, o prefeito participou ativamente no processo eleitoral – mesmo sem ser candidato – gravando vídeos em que ataca o senador Renan Calheiros. Ele foi um dos “membros” da campanha “Renan Não”, encabeçada pelo PP do ex-senador Benedito de Lira.

Infelizmente, isso vai pesar em Alfredo Gaspar por ser o ponto de união entre os dois “caciques”, mesmo tendo o ex-procurador-geral de Justiça a sua própria biografia e tendo ele que responder pelos seus próprios atos e não pelo de terceiros. Porém, Alfredo Gaspar aceitou entrar no jogo. Então, as indagações também passarão a cobrar dele – de forma legítima – explicações.

No mais, segundo informações de bastidores, não está sendo fácil – nesse momento – o senador Renan Calheiros engolir o nome de Tácio Melo em função de duras declarações dadas pelo ex-secretário municipal no passado.

Em uma das entrevistas, Tácio Melo diz o seguinte: “O senador Renan quer a sobrevivência política dele. E até é a forma de não ir para a cadeia se tivesse perdido a eleição do Senado”. Declarações duras que atingiam diretamente o homem mais importante do MDB em épocas passadas.

O próprio Rui Palmeira não ficava para trás. Em campanha, sempre associava o senador emedebista à Operação Lava Jato. Uma das frases era a seguinte: “A verdade é que no Brasil ninguém gosta do Renan”.

Obviamente, os ataques são ao pai do governador. Contudo, não deixa de ser ao principal membro do grupo político ao qual hoje prefeito e Tácio Melo são aliados; o que nada tem a ver – diga-se de passagem – com Alfredo Gaspar de Mendonça. Porém, são contradições que começam a ser exploradas pelos adversários políticos.

São as voltas que a política dá...

Agora, vem outro ponto: em que pese no mérito a exposição de contradições cobrarem – de forma legítima – uma explicação por parte de Tácio Melo e de Rui Palmeira, é lamentável que tais indagações só surjam pelo ambiente mais sujo da política e de forma apócrifa.

Se de um lado, os vídeos que circulam nas redes sociais falam por si e são objetos de análise, por outro lado demonstram o espírito dos adversários que atuam na surdina, pois esses -evidentemente – também possuem contradições semelhantes ou até piores, razão pela qual não fazem o debate de ideias de forma intelectualmente honesta.

Então, quem tem espalhado esse conteúdo demonstra muito dos adversários políticos, mas também acaba por revelar muito do próprio caráter.

No final das contas, essa parte sombria da política alagoana lembra o que já dizia o pensador George Orwell em A Revolução dos Bichos: “todos iguais, mas uns mais iguais que os outros”.

Contradições nesse pleito não faltarão…

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..