"Abrir a porta da igreja é fácil, mas precisamos aprender um novo estilo de vida", diz arcebispo e anuncia reabertura das igrejas

  • Gabriela Flores
  • 31/07/2020 17:27
  • Maceió

O Arcebispo Metropolitano de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, por meio das redes sociais, divulgou nesta sexta-feira, dia 31, o Decreto de Reabertura das Igrejas. Conforme o documento, as celebrações e atividades religiosas com a presença física de fiéis serão retomadas a partir de 15 de agosto

A flexibilização das regras e retomada das atividades e serviços nos templos católicos foi elaborada com a participação de padres e diáconos, comentou Dom Antônio.

O arcebispo destacou que a pandemia da Covid-19 nos ensinou novas direções para construir um mundo melhor e termos atitudes inclusivas junto aos mais necessitados. No entanto lembrou que “abrir a porta da igreja é fácil, mas precisamos aprender um novo estilo de vida, e para isso estamos considerando as informações da OMS e da OIT.

O arcebispo recomendou que os fiéis sigam as recomendações dos protocolos do Governo do Estado quanto a evitar aglomerações, uso de máscara e os cuidados da saúde que devem ser tomados pelas pessoas que fazem parte do grupo de risco.

Entre as medidas adotadas está o distanciamento das pessoas nos assentos deve ter 1,5 metro ou mais, disponibilização de álcool em gel 70%, janelas e portas abertas além da limpeza dos objetos litúrgicos.

As igrejas devem colocar, na parta, em local visível, a capacidade máxima de fiéis por celebração e todas as medidas do protocolo de higienização.

As aulas e atividades da catequese de crianças e adultos ainda seguem suspensas.