Campeonato Alagoano retorna com Estádios, clubes e profissionais seguindo protocolos sanitários

29/07/2020 07:26 - Futebol
Por Paulo Chancey Jr.
Image

A bola vai voltar a rolar pelo Campeonato Alagoano nesta quarta-feira (29) e o cenário será bem diferente. Em razão da Pandemia do Coronavírus, Estádios, clubes, atletas e profissionais envolvidos em cada partida, terão de seguir uma série de protocolos sanitários para evitar a disseminação do vírus.

Três jogos marcam o retorno, complementando a 6ª da competição estadual. No Estádio Rei Pelé em Maceió, o CRB recebe o Coruripe, em Arapiraca o ASA recebe o CSA e o Jaciobá enfrenta o CEO em Palmeira dos Índios.

Para essa retomada, garantida através de uma construção de protocolos, entre Federação Alagoana de Futebol (FAF), os clubes e o Governo do Estado, através das Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Selaj), Secretaria da Saúde (Sesau) e Secretaria de Turismo (Sedetur), todos os envolvidos precisaram oferecer garantias.

Através de parcerias, a FAF garantiu duas importantes medidas para a retomada. A sanitização de todos os Estádios que receberão jogos nessa reta final de competição, bem como a testagem dos atletas que entram em campo nestes últimos jogos.

CSA e CRB retornaram aos treinos um mês atrás e adotaram seus protocolos, seguindo recomendações das autoridades de saúde, desde a testagem de atletas e funcionários, até a adequação dos espaços de treino para evitar a disseminação do vírus.

Os clubes do interior só conseguiram retornar às atividades nos últimos sete dias, formando ou retomando elencos, promovendo ajustes e passando por testes da Covid-19. Todos os caos positivos, assintomáticos ou não, exigiram afastamento do testado das atividades.

PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS

Antes da Pandemia, a logística de um jogo contava com centenas e dependendo da partida, até milhares de envolvidos. Com a Pandemia do Coronavírus e a necessidade de evitar aglomerações, este número será reduzido para 150 pessoas.

Todas elas estarão testadas, terão a temperatura monitorada e precisam utilizar pulseiras distribuídas pela FAF, para controle de pessoal. Chama atenção as mudanças quanto aos profissionais da imprensa, uma vez que não haverá entrevistas de campo ou coletivas, com esses procedimentos acontecendo de forma online.

A cada jogo, o protocolo de credenciamento, monitoramento e controle será repetido, nesta quarta-feira no complemento da 6ª rodada, na sexta-feira para a 7ª rodada, na segunda-feira, semifinais e final, no Estádio Rei Pelé.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..