Antônio Moreira, um usineiro de esquerda.

27/07/2020 12:05 - Marcelo Bastos
Por redação
Image

A trajetória política de Antônio Moreira iniciou-se em 1954, quando foi eleito deputado estadual pelo PSD com 1.138 votos, ficando em 30° lugar das trinta e cinco vagas em disputa. 

Antônio Moreira era filho do industrial José Otávio Moreira, proprietário da Usina de Açúcar João de Deus, instalada no município de Capela/Alagoas. Manteve desde a juventude uma relação muito próxima com o Partido Comunista Brasileiro (PCB), inclusive era um dos contribuintes financeiros do partido.

Durante o mandato de deputado estadual, Antônio Moreira foi líder do Governo Muniz Falcão na Casa de Tavares Bastos, com apenas 22 anos de idade.

Nas eleições de 1972, Antônio Moreira foi eleito pelo MDB prefeito de Capela, sua terra natal. Exerceu o mandato entre 1973 e 1977.

Depois das eleições de 1972, Antônio Moreira não voltou a concorrer a cargos eletivos, porém continuou sua militância política, sempre aliado aos partidos de esquerda em Alagoas.

Antônio Moreira faleceu em Maceió no dia 1 de junho de 2007.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..