A Polícia Civil, por meio da Delegacia Especializada de Roubos da Capital (DERC), identificou um suspeito de envolvimento em um esquema de roubo e venda de celulares da marca Apple. A identificação é resultado de uma investigação que durou cerca de três meses.
O delegado responsável pela DERC, Thiago Prado, informou como funciona o procedimento criminoso. De acordo com ele, inicialmente a pessoa é assaltada ou furtada, em via pública ou em festas da cidade. Em seguida, após ter a sua linha telefônica recuperada, a vítima recebe um SMS com um link de acesso semelhante ao sistema operacional IOS, da marca Apple.
“Ocorre que no momento em que a vítima insere os dados de sua conta, o criminoso passa a ter acesso a todas as informações que constam no telefone da vítima, inclusive dados pessoais”, salienta o delegado.
Após uma investigação em ambiente cibernético, foi possível colher provas para o indiciamento de um jovem de 28 anos no esquema.
O delegado Thiago Prado, que coordena as investigações, alerta para que as vítimas que tenham celular do modelo Iphone roubado a não clicar em links, pois a Apple não adota esse procedimento.
Caso a vítima queria rastrear o seu aparelho, deve entrar diretamente no endereço eletrônico https://www.icloud.com/find/ e realizar Boletim de Ocorrência na Polícia Civil.
Desde a decretação da prisão preventiva do suspeito pelo juízo da 4ª Vara Criminal da Capital, o acusado não foi mais encontrado e a polícia busca informações do seu paradeiro.
A população pode colaborar através do Disque Denúncia, número 181.
*Com informações da assessoria










