Mesmo com o horário de atendimento reduzido, os shoppings da capital registraram grande movimento no primeiro dia de funcionamento da fase amarela. Somente no Maceió Shopping, mais de 22 mil pessoas circularam durante o expediente, o que representada a metade do fluxo normal antes da pandemia.
Nos bares e restaurantes, pouco de 35% dos estabelecimentos abriram suas portas e também puderam contar com a circulação dos consumidores. De acordo com Robson Rodas, por dia o Maceió Shopping chegava a registrar 43 mil pessoas e 12 mil veículos. Mas nesta segunda-feira (20), foram 5.240 veículos e 22.400 pessoas, um número dentro do que era esperado.
“Os números mostram que estamos na linha certa, conforme a determinação do decreto, cumprindo apenas o que foi determinado. Os lojistas estão satisfeitos, pois foram 122 dias parados e agora é buscar essa retomada da economia”, disse Rodas.
Segundo Rodas, a expectativa e o planejamento agora devem ser redobrados para o final de semana. “Acredito que no final de semana será preciso de um reforço, em todas as equipes possíveis, desde a segurança, passando pelas equipes de limpeza e manutenção para que tudo permaneça como prevê o decreto”.
O gestor comentou que as lojas de operadoras de celular foram as que mais registraram filas. A limpeza dos condicionadores de ar está sendo realizadas de duas em duas horas, o que antes, era realizado apenas uma vez na semana para que a segurança dos consumidores possa ser garantida.