Integrantes do Instituto Biota de Conservação atuam desde a tarde desta segunda-feira (20), no salvamento de uma baleia que encalhou na praia de Carro Quebrado, no município de Barra de Santo Antônio, litoral Norte de Alagoas. O animal ainda está vivo e os técnicos e veterinários do Instituto seguem tentando devolvê-lo ao mar.
Segundo o Biota, ainda não foi possível identificar a especie da baleia, que tem 13 metros de comprimento. Um veterinário está avaliando as condições físicas do animal para iniciar os procedimentos médicos necessários.
O presidente do Instituto Biota, Bruno Stefanis, informou que a baleia está, no momento, completamente fora da água e na maré baixa. Ele explicou que , por ser um animal de grande porte e com uma equipe pequena, não há muito o que fazer a não ser esperar a maré encher.
“Estamos aqui em apenas sete pessoas. É impossível fazer qualquer tipo de intervenção, de locomoção deste animal. O que a gente está fazendo é alguns procedimentos veterinários e vamos esperar a maré encher para ver o que acontece, se o animal tem alguma reação e se agente direcionar ele com a maré cheia, em direção ao mar, para ver a baleia consegue ir. Fora isso, não tem muito o que fazer”, explicou Bruno.
Ainda segundo o Biota, a equipe, que está no local, está fazendo todo o possível para preservar o animal e mantê-lo com vida até a maré encher, para tentar reintroduzir a baleia de volta ao mar.
Veja vídeos divulgados pelo Biota:
*Sob supervisão da editoria