Os shoppings da capital reabriram nesta segunda-feira (20) após 4 meses fechados. Além dos shoppings, galerias, centros comerciais e estabelecimentos congêneres também voltaram a funcionar hoje. Antes da reabertura, longas filas foram formadas do lado de fora de um dos shoppings da capital. Apesar disso, a reabertura foi considerada tranquila.
Algumas medidas foram tomadas para garantir a segurança dos clientes e funcionários. Uma delas é que o horário de funcionamento reduzido das 12h até às 20h.

Para reabertura, os shoppings elaboraram um protocolo de operações em parceria com o Hospital Sírio-Libanês.
No protocolo, os provadores das lojas estão proibidos de serem usados; o controle de fluxo de pessoas deve ser garantido para não ultrapassar a capacidade máxima permitida nas lojas; a saúde dos empregados, clientes e visitantes precisa ser monitorada e as áreas de crianças e de cinemas têm que estar desativadas.
No Maceió Shopping, situado na parte baixa de Maceió, uma empresa especializada em sanitização de ambientes para reforçar a limpeza e a higienização das áreas comuns foi contratada. Além disso, dispensers com álcool em gel 70% estão posicionados em locais visíveis e de fácil acesso.
Já no Parque Shopping, algumas medidas também foram tomadas, como redução de 50% do mobiliário móvel na praça de alimentação; intensificação da limpeza dos banheiros;higienização constante de superfícies de contato, como corrimãos; avisos de distanciamento mínimo de 1,5m em diversos locais, entre outros.
Em entrevista ao Acta, o representante das lojas Abys, Marcos Tavares, disse que após 122 dias de estabelecimentos fechados, a expectativa dos lojistas é boa.
“Essa recuperação vai ser gradual, lenta, mas ela vai acontecer. O importante é que ela está voltando de uma maneira segura, e os números mostram isso. Os shoppings estão preparados para receber as pessoas, pois temos protocolos mais rígidos”, disse Marcos.
Questionado sobre a nova forma de atendimento, o representante das lojas de calçados destacou que o novo formato, perder o calor humano com o cliente, mas garantiu que um novo formato de carinho vai ser dado respeitando as novas determinações.