Mulher com Covid-19 só consegue fazer o teste um mês após sintomas, em Lagoa da Canoa

16/07/2020 19:49 - Blog do Paulo Marcelo
Por Blog do Paulo Marcelo
Image

Uma idosa de 60 anos testou positivo para o novo coronavírus, na cidade de Lagoa da Canoa, no Agreste de Alagoas, mas só recebeu o resultado 12 dias após o teste, em 3 de julho de 2020. Morando com esposo e a própria mãe, que tem 100 anos de idade, a canoense estava colocando em risco a sua e as vidas de familiares, já que não sabia que estava contaminada pelo novo coronavírus. 

Maria Aparecida Martins começou a sentir os sintomas de Covid-19 no dia 10 de junho, mas só conseguiu passar pelo teste em 3 de julho, quase um mês depois dos primeiros incômodos causados pelo coronavírus. O drama só estava começando, porque foram inúmeras idas e vindas em busca do resultado, sem sucesso. 

Apenas na última quarta-feira (15) é que o resultado saiu, acusando que ela testou positivo desde o início deste mês. Tamanha foi a agonia da dona de casa que mora com duas pessoas da área de risco para Covid-19: o marido e a própria mãe que tem 100 anos de idade e que já recebe os cuidados da filha, por conta da idade avançada.  

Lagoa da Canoa é um dos 52 municípios alagoanos que já foram notificados pelo Ministério Público Estadual de Alagoas (MPAL) para que façam a implantação da prestação de contas sobre os recursos que estão sendo utilizados no enfrentamento à Covid-19. Tal mecanismo foi requerido pelos promotores de justiça com atuação no combate aos atos de improbidade administrativa para que eles possam melhor fiscalizar a aplicação dessa verba. 

De acordo com o promotor de justiça José Carlos Castro, coordenador do Núcleo de Defesa do Patrimônio Público (Nudepat) do MPAL, a preocupação da instituição é para que os gestores sigam à risca tudo aquilo que determina a Lei federal nº 13.979/2020 que, apesar de flexibilizar as regras para a dispensa de licitação como forma de agilizar as contratações e aquisições destinadas ao enfrentamento da atual situação, de importância internacional, estabelece uma série de critérios que precisam obedecidos.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..