A advogada Gaby Ronalsa através da rede social mobiliza grupos de doadores para reforçar estoque de sangue do Hemoal, com a campanha intitulada “Eu Sou Sangue Bom”. Recentemente o órgão divulgou a quantidade de bolsas de sangue, Maceió com 85 bolsas mas precisa de mais de 215 bolsas. Já Arapiraca conta com banco atual 73 bolsas mas precisa de mais de 127 bolsas. Com o estoque abastecido mais vidas podem ser salvas, o doador tem o poder de salvar até 4 vidas. No Hemoal há ainda o cadastro para doadores de medula óssea. 

De acordo com a advogada o procedimento é simples e rápido, para o doador de medula óssea, após a retirada de sangue, é aguardar o cadastro para poder salvar vidas. A chance de encontrar uma medula óssea compatível é, em média, de 1 em 100 mil. “Estive no Hemoal pela vida e como sou anêmica não posso doar sangue. Se você se encontra na mesma situação não desista. Leve alguém com você e ajude o banco de sangue do Hemoal, mas me cadastrei no Registro Nacional dos Doadores de Medula Óssea (Redome). Em Alagoas são 25.765 cadastrados, precisamos aumentar esse número. Apesar da probabilidade de compatibilidade não ser alta, sempre existe a esperança de poder salvar uma vida”, comentou Gaby Ronalsa.
 
Os doadores precisam ficar atentos aos horários e dias de funcionamento de todas as unidades, devido à pandemia do novo coronavírus. Hemoal Trapiche de segunda a sexta-feira das 7h às 18h, sábado das 8h às 17h. Hemoal Arapiraca de segunda a sexta-feira das 7h30 às 17h30.
 
Sobre a doação
 
Doar sangue é simples, rápido e seguro. O organismo repõe o volume de sangue doado nas primeiras 24 horas após a doação. Todo o material utilizado na coleta é descartável, o que elimina qualquer risco de contaminação para o doador.
 
Para doar, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar acima de 50 quilos, sendo necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura. O doador precisa ter entre 16 e 69 anos de idade (menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal) e apresentar documento original com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
 

Hemovan

O Hemoal disponibiliza o Serviço de Hemovan, onde grupos de voluntários são transportados até a sede do Hemocentro, através de marcação prévia, realizados também pelos telefones 3315.2109 (Hemoal Maceió) e 3539.8285 (Hemoal Arapiraca).