Essa semana o Afronte Alagoas iniciou uma campanha de solidariedade na comunidade quilombola Tabuleiro dos Negros, em Penedo. O movimento busca inicialmente levar máscaras, álcool em gel, e a produção de material de conscientização para a comunidade.

Foram distribuídos ao longo da semana cerca de cem kits, com EPIs. A ação busca contribuições financeiro de apoiadores para prosseguir nas entregas.

O povoado  tabuleiro é  uma das maiores  comunidades  quilombolas do nosso estado. Com mais de 400 famílias,  ela fica situada no limite do município  de penedo, na zona rural da cidade. É  considerada um símbolo  de  resistência e união,  ficando evidente na narrativa  de seus moradores , a comunidade  ainda mantém suas manifestações  culturais  vivas, como as rodas de coco de roda, as cantigas nas mandiocadas entre  outras. A cada um ano é  realizada a festa  da comunidade onde  representando  a luta pela liberdade e resistência dos antepassados.

A pandemia do coronavírus escancarou o Brasil real, das desigualdades regionais, raciais e de gênero. Mostrou que para muitos a fome é uma velha conhecida. Mas mostrou também que o sentimento de companheirismo e de comunidade é presente em nosso povo.

Solidariedade, um substantivo feminino que remete ao sentimento coletivo, comunhão, ao agir e pensar no outro, pensar no Nós. Um sentimento de identificação em relação ao comum.

Por outro lado o conceito de caridade, esta vinculado a ideia de assistencialismo. É o mero ato de doar, seja para aliviar algum determinado peso na consciência, ou por alguma outra questão. Vemos hoje grandes empresas praticando atos de caridade, as mesmas empresas que sonegam impostos, demitem em massa, não pagam direitos trabalhistas e etc.

Vermos diversas campanha de solidariedade nesse momento de pandemia, sindicatos, movimentos sociais, grupos comunitários, que buscam doação de material de higiene, alimentos e EPIs para a população mais atingida durante a pandemia. A solidariedade é uma ação coletiva, não individual, que visa a construção de laços entre trabalhadores e trabalhadoras em uma determinada comunidade ou território, com o objetivo de superar certos problemas e assim crescer o sentimentos coletivo.

Qualquer um que queira ou possa ajudar, entrar em contato via a página do movimento: @afronte.alagoas, ou pelo número 996996568.

Segue a conta para doação. 

Caixa Econômica Federal (104)
Agência: 0058
Conta: 32387-8
Operação: 013