Em visita nesta quinta-feira (09) ao Quartel do 59° Batalhão de Infantaria Motorizado (59º BIMtz) do Exército, em Maceió, o deputado federal Marx Beltrão (PSD) garantiu apoio à instituição para a implantação, na capital alagoana e em Coruripe, de unidades das Escolas Cívico-Militares. O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma iniciativa do Ministério da Educação, em parceria com o Ministério da Defesa, que apresenta um conceito de gestão nas áreas educacional, didático-pedagógica e administrativa com a participação do corpo docente da escola e apoio dos militares. 


“Fomos muito bem recebidos no Batalhão pelo Cel. Gadelha, comandante do Batalhão, e por outros militares que destacam em Alagoas. Vamos trabalhar em Brasília para garantir os recursos e dotar Alagoas de duas unidades das Escolas Cívico-Militares, instituições que vão com certeza somar, e muito, na educação de nossas crianças e jovens. Nossa meta é implementar uma Escola em Maceió e outra em Coruripe. Vou me empenhar ao máximo e em 2021 queremos estruturar estas unidades no estado”, afirmou Marx Beltrão.


Maceió será beneficiada com uma das primeiras unidades da Escola Cívico-Militar pelo fato de ser capital do estado, e Coruripe também receberá uma das primeiras Escolas desta iniciativa em virtude dos excelentes indicadores de educação do município. Além de se destacar todos os anos como elevação de seu IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), estudantes do município do Litoral Sul têm sido destaque nacional vencendo competições disputadas por alunos de todo o país como a OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas).


A proposta do governo federal é implantar 216 Escolas Cívico-Militares em todo o país, até 2023, sendo 54 por ano. As escolas cívico-militares são uma mescla entre a escola tradicional e a escola militar. Na primeira, a gestão é feita por pedagogos e por outros profissionais da área de Educação, já na segunda, a gestão fica sob a responsabilidade apenas dos militares. “Com certeza, este modelo de gestão é efetivo, traz excelentes resultados e colabora e muito com a formação de nossas crianças e jovens. Vamos dar o máximo de nossa energia para garantir os recursos e para que Alagoas seja contemplada com estas unidades” concluiu Marx Beltrão.