Obra completa de Tavares Bastos é disponibilizada pela Assembleia Legislativa

06/07/2020 10:46 - Blog do Vilar
Por Lula Vilar
Image

Há muito destaco a importância do alagoano Aureliano Cândido Tavares Bastos nesse espaço. Tavares Bastos foi – no século XIX – um dos mais importantes pensadores, no campo político, do país.

Pioneiro no abolicionismo, o autor ocupou um espaço importante no Legislativo nacional, trazendo reflexões sobre o Brasil que abriram – dentre outras pautas – a discussão sobre o federalismo, a integração nacional, a educação universal e o foco nas potencialidades regionais.

Crítico da centralização do poder e defensor de teses do liberalismo clássico, Tavares Bastos pensava um país que respeitasse os aspectos regionais, as tradições e que soubesse utilizar o seu potencial para alcançar o desenvolvimento econômico e social, daí a defesa da educação universal e do agronegócio (quando essa palavra sequer era utilizada).

Nesse sentido, foi profético, por exemplo, ao analisar o desenvolvimento dos Estados Unidos quando esse estava longe de ser o que é hoje.

Bastos teve uma vida curta, mas de imensa produtividade intelectual. Entre seus escritos, há o destaque para a obra A Província – que foi reeditada pelo parlamento estadual na época em que o atual conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Alagoas, Fernando Toledo, era o presidente da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas – que é uma defesa aberta do federalismo.

As ideias de Bastos foram estudadas por diversos intelectuais brasileiros. Dentre eles, um de seus críticos: João Camilo de Oliveira Torres. Todavia, até mesmo os críticos reconheciam a grandeza e a influência das ideias do alagoano, que muito contribuíram para o pensamento de Joaquim Nabuco ou para a tese do “estamento burocrático” de Raymundo Faoro, autor de Os Donos do Poder.

Resgatar a memória de Tavares Bastos e suas ideias não é – evidentemente – tentar aplicá-las ao atual contexto do país sem qualquer tipo de reflexão, mas – ao contrário – compreender a essência do que o alagoano coloca para tirar as lições necessárias em tempos em que é urgente a descentralização do país, no momento em que se deve discutir uma reforma profunda em nosso pacto federativo, em que se discute a visão oligárquica presente em muitas regiões da nação, incluindo Alagoas.

Obviamente, há uma parte do pensamento de Bastos que soará datada. Mas, há muito – em sua obra – daquilo que o filósofo Ortega y Gasset classificava como o que não se banha no rio do tempo.

Tavares Bastos foi um homem na dianteira de seu tempo. Envolveu-se – por exemplo – com a Questão Inglesa, dentre outras defesas apaixonadas das liberdades individuais.

Nesse sentido, o parlamento estadual alagoano – que é alvo de muitas críticas justíssimas pelo que nossos deputados estaduais vivem a fazer – merece os elogios pela iniciativa. O sítio eletrônico da Casa só poderia – em minha humilde visão – dar mais destaque a um resgate histórico tão importante.

Ao leitor, aconselho que inicie a leitura – caso ainda não conheça o pensamento de Bastos – pela biografia (também disponibilizada no site da Assembleia Legislativa) escrita por Paulo de Castro Silveira. O livro, em que pese ter uma visão positivista, destaca bem as principais etapas da vida do ilustre alagoano e faz justiça às ideias que encontraremos em Cartas do Solitário, Males do Presente e Esperança do Futuro, A Província e o Vale do Amazonas.

A leitura de Tavares Bastos é fundamental para compreender significativa parte do pensamento político brasileiro antes das ideias revolucionárias tomarem conta desse país.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..