O primeiro dia da fase laranja do protocolo de distanciamento social em Maceió foi marcado pela grande movimentação no comércio e na orla de Maceió. Os clientes aproveitaram a reabertura para fazer compras, na manhã desta sexta-feira (03). Já na orla, as pessoas foram fazer atividades físicas. O banho de mar está liberado, mas o uso da praia não.
Foram montadas do Calçadão do comércio, para fiscalizar se as pessoas estavam usando máscaras e para aferir a temperatura corporal. E mesmo depois de todo o período de quarentena e de todas as recomendações, algumas pessoas insistiam em não usar máscaras e foram impedidas de entrar.
Para a fase laranja, o Governo do Estado adotou medidas sanitárias preventivas mais rigorosas e fiscalização intensificada na capital. Serão implantadas 12 barreiras sanitárias em pontos estratégicos do Centro da cidade, que contarão com um técnico de enfermagem da Secretaria de Saúde (Sesau) para aferir a temperatura da população no local.
A ação acontecerá sempre de 10h às 17h, período em que as lojas de rua de até 400m² com funcionamento permitido estarão abertas.
Em reforço a estas medidas preventivas, o Estado realiza também a distribuição de máscaras viabilizadas por meio do projeto Proteção para Todos, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur). Ao todo, serão entregues, ao longo das próximas semanas, inicialmente 5 mil kits, totalizando uma média de 15 mil máscaras produzidas por profissionais do setor de confecção de Alagoas, nas principais ruas do Centro. Além da região, os bairros do Jacintinho e Cleto Marques Luz também recebem a ação a partir desta sexta com a entrega de mais 2.500 mil kits para cada.
Outro eixo que será intensificado no período de mudanças de fases do Plano de Distanciamento Social Controlado é a fiscalização. Além da Guarda Municipal, equipes da Ronda no Bairro estarão em diferentes pontos do Centro de Maceió para assegurar a ampliação das atividades de monitoramento da população e dos estabelecimentos, que devem seguir recomendações gerais e específicas previstas no Protocolo Sanitário, publicado no Diário Oficial do Estado no último dia 15 de junho.
*com informações da Agência Alagoas










