Uma estudante de química do Instituto Federal de Alagoas (IFAL) está precisando de ajuda para participar de um programa de liderança para jovens de toda América Latina. Por causa disso, a estudante Ellen Lins Leite, de 16 anos, resolveu criar uma vakinha para pagar as despesas. 

A mãe de Ellen, Edlane Lins disse ao Cada Minuto que o custo total para o projeto é de R$ 5.500, fora as passagens. “Como não estou com condições de arcar com tudo, estou compartilhando em redes sociais para conseguir parte desse dinheiro”, disse.

No estado, apenas Ellen e um menino de Palmeira dos Índios foram selecionados para participar do projeto. “Ela é uma menina determinada, guerreira que sempre buscou dá o melhor de si nas escolas onde passou e essa será uma grande oportunidade para o crescimento social e profissional dela”.

Sobre Ellen:

No fundamental I e II, os professores me consideravam uma aluna destaque, muito ativa na sala de aula e participativa em TODAS as feiras de ciência. Eu sempre tive uma paixão por estudos e sempre corri atrás de um bom futuro para mim. Infelizmente, nenhuma das instituições que estudei se relacionavam com olimpíadas e nem projetos. Na época, eu não tinha a consciência de hoje para enxergar a negligência do ensino no Brasil. Contudo, creio que minha visão da importância de uma educação de qualidade para todos veio da minha vivência e dos meus amigos.

Minha trajetória acadêmica começou a fluir quando eu fui aprovada no IFAL. Sendo técnica em química descobri minha paixão pela pesquisa e conquistei uma Honra ao Mérito na Olimpíada Estadual de Química. 

Fui engajada em projetos junto com a minha turma sobre os impactos dos resíduos sólidos nos bairros de Maceió, onde pesquisamos os principais locais, fizemos visitas técnicas e gravamos um documentário para uma palestra ambiental de conscientização.

E acabei caindo de paraquedas em um desafio do Google chamando Change The Game. A minha ideia era centrada na reeducação alimentar com o diferencial de um bichinho virtual. Recebi uma recompensa muito gratificante de uma menção honrosa com o direito a vários cursos de programador/desenvolvedor de jogos.

Atualmente, passei para a 2 fase da Olimpíada do Futuro e terminei o projeto dos 30 Dias de Ciência da ABRIC (Associação Brasileira de Incentivo à Ciência) como mentorada.

Mas qual motivo da campanha?

Por conta de meu protagonismo e influência social fui reconhecida como uma jovem líder promissora e convidada, após um processo seletivo, a fazer parte do curso da LALA, porém por conta das minhas condições financeiras o custo é muito alto.

Para ajudar, basta clicar aqui