Arapiraquenses se despedem de Dom Valério em cortejo pelas ruas do município; bispo será sepultado em Penedo

16/06/2020 20:40 - Vídeos
Por Mara Santos*
Image

Centenas de arapiraquenses acompanharam, na noite desta terça-feira (16), o cortejo do corpo do bispo Dom Valério Breda. O caixão desfilou pelas principais ruas do município, antes de ser levado para a cidade de Penedo, onde será o sepultamento.

Dom Valério faleceu pela manhã, no Hospital Arthur Ramos, em Maceió, onde estava internado desde o dia 15 de abril, após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), em sua residência, na cidade de Penedo.

Conforme nota divulgada pela Diocese, o bispo apresentou uma reação alérgica a um medicamento, teve os rins afetados e foi submetido a sessões de hemodiálise. No último domingo (16), também em nota, a Diocese pediu orações pela saúde dele, cujo quadro clínico era considerado grave.

O corpo de Dom Valério seguiu de Maceió, para Arapiraca, no Agreste alagoano, onde, levado pelo carro do Corpo de Bombeiros, percorreu diversas ruas do município. O cortejo foi acompanhado por motociclistas, carros e muitos populares que aplaudiam a passagem do corpo do bispo durante todo o trajeto. Todo o séquito foi transmitido pelas redes sociais de diversas paróquias locais.

Na saída da cidade, o caixão foi transferido para o carro funerário e seguiu para Penedo. O sepultamento de Dom Valério será realizado na Catedral Diocesana da cidade ribeirinha, onde será realizada uma missa de corpo presente, celebrada pelo presidente da regional NE2 da Confederação Nacional de Bispos do Brasil (CNBB), Dom Paulo Jackson.

O arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz, além de bispos e padres da diocese de Penedo, participarão da cerimônia. Devido a situação de pandemia, para evitar aglomerações, não será permitido a presença de fiéis, mas a solenidade também será transmitida pelas redes sociais.

No dia 09 de abril, cinco dias antes de ser internado, Dom Valério Breda concedeu uma entrevista ao Cada Minuto, onde falou sobre a celebração da Páscoa durante o período de pandemia e quarentena, que pela primeira vez aconteceria sem a presença dos fiéis, no período mais importantes da liturgia cristã.

Veja vídeo do cortejo:

 

 

*Sob supervisão da editoria

 

 

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..