A falta de medicamentos que estão sendo usados para o tratamento da Covid-19 tem faltado em boa parte das farmácias e drogarias de Maceió, deixando pacientes e familiares ainda mais preocupados, pois há ausência dos medicamentos, ainda que de forma cientifica, não comprovados no combate a doença, podem trazer complicações. 

Ao CadaMinuto, a jovem Ana Paula, de 27 anos, que testou positivo para Covid-19, precisou comprar alguns medicamentos, entretanto ao percorrer algumas farmácias da capital, a informação foi unânime. “Dizem que está em falta e que não há previsão de chegar”. 

De acordo com Ana Paula, o médico que atendeu a jovem na urgência, prescreveu para que ela pudesse comprar azitromicina e ivermectina, entretanto não houve sucesso.

“Há registros de colegas que possuem lúpus e também estão enfrentando dificuldades para que possam encontrar a medicação necessária para o tratamento que a hidroxicloroquina e que também está sendo prescrita por alguns médicos no tratamento da Covid”, disse Ana Paula. 

Questionada sobre o tratamento, ela disse que vai continuar tentando encontrar a medicação, mas caso não venha obter sucesso na busca, vai buscar o médico para que ele possa avaliar a substituição. “Caso não encontre vou vê com algum médico se realmente existe a necessidade de tomar e caso exista, vê se é possível substituir por outra droga que faça o mesmo efeito”. 

Entenda por qual motivo há falta medicamentos em AL

Consultamos o Conselho Regional de Farmácia de Alagoas, CRF/AL, sobre essa falta de medicamentos e o presidente da entidade representativa, Robert Nicácio, explicou que fatores como a grande demanda de prescrições médicas, a influência das redes sociais e a dificuldade em adquirir matéria prima para produção destas medicações, tem sido os principais fatores para essa ausência.  

“É um problema que tem atingido todo o país, não somente em nosso estado e isso tá acontecendo em decorrência da pandemia, pois houve uma maior prescrição destes medicamentos por parte dos médicos, além disso, há também a questão da influência das redes sociais que fez com que estoques fossem zerados do dia pra noite, em uma tentativa de se previr no vírus, fazendo com que quem realmente precisa, acabasse ficando sem esse insumo”

O presidente frisou ainda que a falta da Hidroxicloroquina no país, ocorre pela dificuldade que alguns produtores da medicação no Brasil, estão encontrando para que possam ter acesso a matéria prima do insumo que vem da Índia. 

*Sob supervisão da editoria