As farmácias de Alagoas terão que disponibilizar para os seus clientes um local específico para o descarte de medicamentos vencidos ou usados, conforme o decreto do governo federal que prevê a regulamentação do descarte desses produtos.

De acordo com o Conselho Regional de Farmácias em Alagoas (CFF/AL), Robert Nicácio,  muitos estabelecimentos no estado já disponibilizavam esses postos de coletas, mas a medida do governo vai tornar a fiscalização mais eficiente.

Segundo Nicácio, o conselho já realiza todos os anos uma campanha educativa para população sobre a importância de fazer o descarte regular e adequado desses medicamentos, mas ressalta que as empresas e farmácias terão que se adequar a nova regra, que passa a ser responsabilidade dos órgãos sanitários.

“O Conselho agirá de forma conjunto na fiscalização, mas não é nossa obrigação. Antes já conscientizamos a empresa e quando sabemos que ela não tem o posto de coleta comunicamos aos órgãos sanitários”, afirmou Nicácio.

De acordo com o decreto, a partir de agora, de acordo com o decreto, os consumidores devem efetuar o descarte dos medicamentos domiciliares vencidos ou em desuso, incluindo as embalagens, nos pontos de coleta, sejam eles drogarias, farmácias ou outros pontos definidos pelos comerciantes.

As drogarias e as farmácias terão de disponibilizar e manter, em seus estabelecimentos, pelo menos um ponto fixo de recebimento a cada 10 mil habitantes. Caberá às indústrias fabricantes e às empresas distribuidoras os processos de recolhimento e descarte final dos produtos.  

A medida entra em vigor em 180 dias.

*Com informações da Tribuna Independente