Nota - Secretaria Municipal De Saúde De Arapiraca

29/05/2020 11:37 - Blog do Serjao
Por serjaoblog.com.br com ascom
Image

A Secretaria Municipal de Saúde de Arapiraca informa que, nesta quinta-feira (28), a Unidade Sentinela, referência no atendimento a casos suspeitos de Covid-19, suspendeu novos atendimentos, durante um intervalo de três horas, enquanto as suas equipes trabalharam concentradas no atendimento a quatro pacientes considerados graves, que chegaram à unidade e aguardavam regulação do Estado para a transferência à rede hospitalar do Município.

Entre os quatro pacientes, um necessitou de intubação e um segundo com indicação para o mesmo procedimento. Desde esta quarta-feira (27), o Município aguardava a regulação de leitos hospitalares, que é de responsabilidade do Governo do Estado, quem autoriza a transferência.

Enquanto aguardou a transferência, que aconteceu por volta das 10h30min, desta quinta-feira, a Unidade Sentinela, que é equipada e responsável por acolher e estabilizar os pacientes com suspeita de coronavírus, realizou todos os procedimentos necessários e disponíveis. Vale ressaltar que o atendimento a pacientes graves é de responsabilidade dos hospitais que o Estado gerencia os leitos. Às 12 h, a Unidade Sentinela reabriu para novos atendimentos, após processo de desinfecção do espaço.

“Em caso de necessidade de internação, a unidade entra em contato com a regulação do Governo do Estado, responsável pela gestão da oferta de leitos no município”, afirmou o farmacêutico José Abelardo Rocha Silva Filho, gerente da Unidade Sentinela.

A Prefeitura de Arapiraca já está trabalhando na ampliação dos serviços da Unidade Sentinela e, nos próximos dias, receberá o apoio de um Centro de Triagem para atender à população. O prefeito Rogério Teófilo vem alertando, continuamente, sobre a baixa quantidade de leitos oferecidos pelo Governo do Estado para o tratamento da Covid-19 no Município e sobre o colapso no sistema de saúde.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..