A cidade de Palmeira dos Índios/AL dispõe desde a última sexta-feira, de um painel interativo com informações atualizadas, sobretudo, quanto a situação de casos de coronavírus no município. Afirma a Prefeitura, que o objetivo é de tornar mais fácil o acesso às informações referentes à Covid-19, para a população. E o interessante; é que esse serviço foi desenvolvido por um grupo de alunos do Ifal, Campus Palmeira, sob a supervisão da professora Sheyla Marques.
Toda essa plataforma será gerenciada pela Secretaria Municipal do Planejamento, em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde. A proposta, segundo os assessores é oferecer mais transparência dos dados relacionados à pandemia, com indicações georreferenciadas dos casos nos bairros da cidade, além de mais informações detalhadas para auxiliar na proteção dos cidadãos. A ação inovadora credencia Palmeira como primeiro e único município do Estado até agora, a contar com uma ferramenta desse porte, a fim de monitorar os casos da doença.
Atualmente, apenas o Governo do Estado conta com uma plataforma semelhante a esta. Uma segunda fase do projeto também está em desenvolvimento e deve entrar no ar no mês de junho. O Painel Covid-19 Palmeira dos Índios já está disponível e pode ser acessado pelo site da Prefeitura, na aba que já reúne informações sobre a pandemia no município. O site do Ifal de lá, também disponibiliza o acesso ao painel.
A plataforma desenvolvida pelos egressos do curso de Engenharia Civil do Ifal Palmeira, Emanuel Amaral e o irmão Pablo Amaral Engenheiro de Petróleo, contou com a colaboração de membros do Grupo de Estudos de Tecnologias para Construção Civil/GETECC-IFAL para efetivar o mapeamento do município e cadastrar os casos da doença, registrados até a data da entrega do aplicativo ao governo municipal.