Em época de isolamento social, adotado como forma de combater o Coronavírus, atitudes irresponsáveis têm sido praticadas pelo grupo político liderado por Hélio Brandão, na cidade sertaneja de Mata Grande. O grupo, que não mora no municipio, mas em Maceió – epicentro da epidemia no Estado – tem sido visto visitando diversas residências para promover acordos políticos, visando candidatura ao pleito previsto previsto pra outubro, quando estão programadas eleição para novos prefeitos e vereadores.
O ato se sobrepõe a todas as orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS), Ministério da Saúde (MS) e Decretos em vigência dos governos Estadual e Municipal, que restringem aglomerações com a finalidade de diminuir o risco de contaminação para as populações, além de demonstrar a total falta de consideração e respeito por parte do grupo à população da cidade.
Também é norma do MS e está presente nos decretos, tanto estaduais quanto municipais, que as pessoas que chegam de outras cidades devem permanecer em isolamento durante 14 dias em suas casas. O grupo Brandão, não obedeceu a nenhum deles, descumprindo a quarentena e faltando com de respeito e cuidado, com a população e com eles próprios.
Moradores procurados pela redação deram conta de que, na cidade, todas as orientações de defesa têm sido praticadas pela Prefeitura de Mata Grande, e muitos se confessaram surpresos com a atitude do “povo de Hélio Brandão”, como declarou uma senhora que prefere não ser identificada.
Alheios aos perigos, liderados por Cristina, esposa de Hélio, integrantes do grupo visitaram diversas casas e estiveram em “reuniões” com os seus pares ignorando totalmente os riscos a que expuseram as pessoas. Nas redes sociais, comentários de moradores chamam atençãopara o fato: “nós já estamos com medo, não saímos de casa para salvar vidas... E porque a Cristina Brandão vem de Maceió e está andando por todo lugar, de casa em casa?” Boa pergunta...
Mata Grande segue tomando os cuidados e até agora não teve nenhum caso confirmado para a Covid-19, segundo os boletins diários divulgados nas redes sociais da Prefeitura.
A torcida é para que continue assim: sem ninguém ser contaminado pelo Coronavírus e sem se deixar contaminar pela irresponsabilidade explícita aplicada pelo grupo de Hélio e Cristina Brandão. Afinal, quem pretende gerir uma cidade tem que andar na linha e respeitar seu povo.