Durante a manhã desta quarta-feira (13), com o objetivo de acompanhar todo o processo de combate à pandemia do Covid-19, pela secretaria municipal de Saúde de Arapiraca, os vereadores Fabiano Leão, Moisés Machado , Pablo Fênix, Rogério Nezinho, Melquisedec de Oliveira , Willomaks da Saúde, Edivânio Ze Baixinho, Thiago ML, Dr Fábio,  Gilvania Barros e Aurelia Fernandes, participaram de uma reunião eum uma Chácara seguindo todas as orientações da Organização Mudial de Saúde (OMS), com o secretário Glifson Magalhães.

Entre os assuntos em pauta, o andamento do atendimento e os gastos executados, a cobrança para a compra imediata  dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIS) dos trabalhadores de saúde.

Outro assunto levado ao conhecimento do secretário foi o grande número de ônibus considerados clandestinos que chegam do Sul do país, principalmente de São Paulo, um dos epicentros de casos de mortes e contaminados pelo Covid-19, fazendo um monitoramento completo dos passageiros para acompanhar o quadro de saúde deles durante os quinze dias da chamada quarentena.

Os vereadores também mostraram sua preocupação e pediram ao secretário e ao prefeito Rogério Teófilo, mais austeridade na fiscalização dos transportes urbanos, para evitar que i vírus se espalhe com tanta rapidez como vem acontecendo em outras cidades.

Munidos de todas as informações possíveis, os parlamentares também pediram abertura imediata do Hospital de Campanhas e o abastecimento dos medicamentos que combatam a doença ainda em estado inicial, evitando a superlotação das UTIs.

Segundo os vereadores, ficou definido pelo próprio secretário de Saúde, que o município vai abrir  imediatamente, outras Unidades Sentinelas para diagnóstico e tratamento precoce da doença.

Ao final da reunião, considerada pelos vereadores como bastante positiva, o secretário Glifson Mgalhães, classificou como importante a interação e união de força políticas, para juntos, lutar contra um inimigo comum que o coronavírus.

“O legislativo acompanhando e cobrando, fortalece a gestão no tempo da crise. Juntos na missão a vida da nossa população”, ressaltou o secretário de Saúde Glifson Magalhães, agradecendo a todos os vereadores que participaram do encontro.