Entre os benefícios da massagem, podemos dizer que esse tipo de técnica é capaz de atuar na prevenção de doenças. Aliás, realizando automassagem diária o corpo começa a sentir rapidamente os benefícios e então o organismo fica mais preparado para reagir contra agentes nocivos à saúde.

Existem diferentes alternativas de massagens relaxantes, que oferecem benefícios variados para o organismo. O nosso corpo precisa se sentir bem e confortável, para dificultar o desenvolvimento de alguma doença. Além disso, quando a massagem é feita com óleos, oferece resultados ainda melhores.

Um pouco sobre a história das massagens

A massoterapia é uma ferramenta utilizada na área da saúde, servindo até mesmo como uma forma de fisioterapia. De fato, atualmente existem centenas de técnicas espalhadas pelo mundo, com diversas vertentes. Mas, as primeiras começaram a surgir na Índia, China e Antigo Egito, há 7 mil anos.

Existem diversos tipos, sempre buscando relaxar o corpo e a mente. Assim, desde bebês até idosos podem ser beneficiados com essas técnicas. Hoje em dia as massagens estão ganhando cada vez mais espaço, sendo que algumas empresas já abrem espaço para elas.

Isso acontece porque cada vez mais as pessoas percebem como as massagens relaxantes auxiliam contra o surgimento de doenças e melhoram todo o comportamento do corpo humano.

Como a massagem previne doenças?

A massagem é capaz de prevenir doenças porque estimula o nosso corpo de diferentes formas. Assim, ela pode ajudar na eliminação de toxinas, facilitando o trabalho do sistema imunológico.

Por meio da massagem a circulação sanguínea melhora, o que é bom para revitalizar a pele. A massagem relaxante é boa também para atrair o sono, já que o corpo e a mente estarão relaxados.

Com tudo isso, aumenta a produção de endorfina, o hormônio do bem-estar, fazendo com que a energia de nosso corpo seja ampliada. Dessa forma, o organismo estará protegido de diferentes maneiras.

A massagem faz bem para o corpo físico e emocional

A massagem pode não ser a principal ferramenta para vencer problemas físicos ou mentais, mas atua como um excelente coadjuvante. Um benefício da massagem é a sensação de bem-estar, junto com a melhora da autoestima e da aparência.

Acontece que a massagem quando feita corretamente vai ajudar a aliviar a tensão muscular, servindo para controlar estresse e ansiedade. Aliás, a massagem é uma boa opção para o pós-operatório, auxiliando as pessoas nesse momento complicado.

A massagem é capaz ainda de trabalhar na redução da pressão arterial, fazendo com que o sono seja mais tranquilo.

Ajuda a prevenir doenças e evita o consumo de remédios

A massagem relaxante pode ser uma boa para prevenir doenças. Acontece que esse tipo de técnica serve para evitar a enxaqueca, dores no corpo, ansiedade, TPM e outros distúrbios comuns ao longo da vida. De fato, a massagem é capaz de auxiliar no controle das nossas emoções, evitando a hipertensão, por exemplo.

Especialistas afirmam que quanto mais feliz a pessoa for, melhores serão as respostas do organismo contra doenças. Com isso, saiba que a massagem oferece uma sensação de relaxamento e bem-estar, melhorando as condições emocionais, trabalhando ainda pela melhoria do sistema imunológico. Aliás, quando é feita com óleos os resultados são ainda melhores.

E como a massagem ajuda o nosso corpo físico e mental, certamente contribui com a redução no consumo de medicamentos. Conforme pesquisadores da Universidade de McMaster, no Canadá, com 10 minutos de massagem é possível diminuir a inflamação nos músculos, ativando sensores que levam informações ao cérebro.

A massagem relaxante então serve para diminuir o desenvolvimento de processos inflamatórios. Assim, em alguns casos é possível que ela contribua na redução do consumo de medicamentos para problemas como estresse, ansiedade e fibromialgia, entre outros. Mas, é bom lembrar que tudo isso deve ser feito com orientação médica.

Cuidados relacionados a massagem

Não é preciso de recomendação médica para a realização de massagem. Mas, é importante ter a avaliação de um profissional antes de iniciar. Assim, será possível descobrir qual é técnica mais interessante para o seu perfil.

E tem mais uma questão: caso a massagem não apresente nenhum resultado positivo, então é melhor procurar um médico. Além disso, quando a massagem é feita de qualquer jeito, sem a técnica adequada, pode provocar lesões e danos à saúde.