O popular Sandoval Caju

30/04/2020 12:00 - Marcelo Bastos
Por Redação
Image

         Sandoval Ferreira Caju, nascido na cidade de Bonito de Santa Fé, Paraíba, era alguém de grande presença de espírito que, em pouco tempo, tornou-se um dos mais populares radialistas da rádio Tabajara do seu estado. Em uma rápida estada que esteve em Alagoas, para visitar seu irmão que cursava Direito em Maceió, Sandoval encantou-se e aí resolveu radicasse, onde permaneceu por longos 47 anos.

         Começou a sua carreira de radialista em Alagoas pela Rádio Difusora, na qual comandou vários programas de auditório, como Palito de Fósforo e Tribuna do Povo. Esses programas eram de grande apelo popular, o que favoreceu grandemente o seu ingresso com sucesso na carreira política.

         Nas eleições de 3 de outubro de 1960, Sandoval Caju foi eleito prefeito de Maceió, vencendo em todas as 223 urnas, tendo por concorrentes naquela ocasião: Jorge Quintela, Joaquim Leão e Cleto Marques Luz.

         Nenhum dos vereadores eleitos no pleito de 1960, apoiaram Sandoval Caju na sua consagradora vitória, o que causou a Sandoval muitas dificuldades no seu relacionamento com a Câmara de Vereadores, chegando a resultar em um processo de Impeachment, liderado pelo vereador Domício Falcão. Como Sandoval tinha grande respaldo junto ao eleitorado que o consagrou nas urnas, o processo de Impeachment foi terminantemente abortado.

         A gestão de Sandoval Caju foi destacada pela construção e recuperação de praças, o que resultou em 36 praças construídas e 22 recuperadas. A marca registrada das praças era o “S” de Sandoval, porém ele jurava a época que o “S” era simplesmente uma referência à Cidade Sorriso.

“No início de 1964, quando começaram as especulações sobre os possíveis nomes que se envolveriam na disputa do governo de Alagoas em 1965, Sandoval Caju despontou entre os mais comentados. Em seu livro O Conversador, Sandoval admite que essa possibilidade foi difundida tão amplamente, que não se podia “mais deter as manifestações de apoio espontâneo vindas de toda parte, – desde o homem-da-rua da cidade aos próceres políticos interioranos”.

Segundo avaliou Sandoval, foi esta possível candidatura que incomodou o governador Luiz Cavalcante e seu grupo político, que pretendiam controlar a sucessão do governador em 1965, passaram então a “maquinar um meio” de afastar o prefeito da capital da disputa.

Isso somente foi possível com o golpe civil-militar de abril de 1964. Sandoval Caju foi cassado e deixou a Prefeitura no dia 8 de abril daquele ano. Seus direitos políticos somente forma restabelecidos em janeiro de 1979.” Extraído de História de Alagoas.

         Com a cassação do mandato do prefeito Sandoval Caju, o vice, Vinícius Cansanção, assumiu a prefeitura de Maceió e permaneceu no cargo até 1966.

         Nas eleições de 1985, Sandoval Caju foi mais uma vez candidato a prefeito de Maceió, ficando em 4° lugar com uma votação de 2.009 votos (1,48%), cuja a campanha não mais condizia com a realidade dos novos tempos, o que a fez praticamente despercebida.

         Sandoval Caju faleceu em Maceió no dia 23 de maio de 1994.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..