(Atualizada às 11h)

Por meio de nota oficial, o Hapvida informou o falecimento, neste sábado (19), de uma paciente de 58 anos, que estava internada no Hospital Maceió com coronavírus. Conforme a nota encaminhada ao CadaMinuto pela assessoria de Comunicação do Hapvida, a paciente faleceu em decorrência da Covid-19.

“Em meio a todos os esforços possíveis para salvá-la, o óbito traz enorme tristeza para toda equipe médica e administrativa da unidade. Informamos ainda que quando a paciente deu entrada no hospital já havia confirmação para a COVID-19, com exame realizado em outra unidade de saúde onde ela tinha recebido atendimento, antes de dar entrada no Hospital Maceió”, destaca a nota.

Informações de colegas da vítima dão conta que ela era funcionária do setor de higienização do Samu Alagoas e que, inicialmente, foi atendida na UPA do Tabuleiro do Martins. Ainda conforme os relatos encaminhados à reportagem e divulgados nas redes sociais, não foram fornecidos EPIs ( Equipamento de Proteção Individual) para a funcionária se proteger da contaminação pelo coronavírus.

Por meio de nota conjunta, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Alagoas esclareceram que possuem todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) exigidos pelo Ministério da Saúd(MS) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o combate a Covid-19.

“Os EPIs estão sendo distribuídos para todos os profissionais da assistência, tanto as máscaras cirúrgicas como as máscaras N-95, assim como luvas, óculos de proteção, aventais e os macacões impermeáveis e estão sendo usados de acordo com as indicações do MS E OMS. Sobre o óbito, a confirmação somente é divulgada via boletim epidemiológico”.