Quais os partidos que poderão conquistar as 25 cadeiras na Câmara de Maceió?

07/04/2020 16:51 - Marcelo Bastos
Por Redação
Image

         As eleições de 2020 estão por vir e 4 de abril foi o último dia para os pretensos candidatos a vereadores tomarem a decisão a respeito de qual partido irão disputar o pleito.

         A disputa para a Câmara Municipal de Maceió, em 2020, promete ser a mais acirrada de toda a história. Estima-se que 18 chapas disputarão o pleito e cada partido poderá registrar até 38 candidatos. Caso isso aconteça, haverá mais de 600 candidatos concorrendo às 25 vagas em disputa.

         A chapa do MDB tem sete vereadores de mandato: Galba Neto, Dr. Ronaldo da Luz, Lobão, IB Breda, Chico Filho, Luciano Marinho e Ana Hora. É possível prever que a legenda do MDB poderá eleger entre 6 e 7 vereadores. O PODEMOS tem 2 vereadores de mandato: Eduardo Canuto e Kelman Vieira e poderá eleger de 3 a 4. O PSB tem 3 vereadores de mandato: Francisco Sales, Siderlane Mendonça e Dr. Cleber Costa e poderá eleger de 3 a 4. O PP tem 3 vereadores de mandato: Davi Davino, Fátima Santiago e Aparecida do Cabo Luiz Pedro e poderá eleger de 2 a 3. O PSD tem 2 vereadores de mandato: Zé Márcio Filho e Mauro Guedes Júnior e poderá eleger de 2 a 3. O PRTB tem apenas uma vereadora de mandato, que é a Silvânia Barbosa e poderá eleger de 1 a 2. O PTC também tem apenas um vereador de mandato, que é Samir Malta e poderá eleger 1, O DEMOCRATAS também tem apenas uma vereadora de mandato, que é Simone Andrade, mais poderá eleger de 1 a 2. O PSC, que é capitaneado pelo vice-prefeito Marcelo Palmeira, poderá eleger de 1 a 2. O PSDB, que perdeu muito com a saída do Prefeito Rui Palmeira, poderá eleger apenas 1. O PDT do pré-candidato Ronaldo Lessa poderá eleger também apenas 1. A REDE de Heloísa Helena poderá ter a mesma dificuldade da eleição de 2018, quando Heloísa teve uma excelente votação para deputada federal, porém não atingiu o coeficiente eleitoral, ou seja, a história poderá repetir no pleito de 2020.Os partidos de esquerda PSOL e PC do B tem a possibilidade de eleger um representante. O PSL, apesar de ser o partido com maior fundo eleitoral e que tem o maior tempo no guia eleitoral, perdeu musculatura política com a saída do Presidente Bolsonaro e, diante dessa situação, poderá fazer também apenas 1. O PT, que na eleição de 2016 não atingiu o coeficiente eleitoral e não elegeu nenhum dos seus representantes para casa de Mário Guimarães, poderá ter a mesma dificuldade no pleito de 2020. Os demais partidos, não citados, estarão na mesma situação do PT.

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..