Com a pandemia do novo coronavírus, as pessoas naturalmente se restringem a sair de suas casas. Esse isolamento afeta diversas áreas, e entre os prejudicados está o Hemocentro de Alagoas (Hemoal). Nesta quarta-feira (18), o estoque contava com apenas 200 bolsas de sangue.

Com o pico do surto do vírus previsto para os próximos meses, a situação do Hemoal pode ficar ainda mais complicada. Por isso, o órgão está fazendo um apelo para que as pessoas possam se sensibilizar e fazer doações.

O Hemoal está tomando medidas para tentar minimizar o impacto do coronavírus. O órgão está fazendo um chamamento aos militares do Exército, Polícias e Bombeiros para que possam se candidatar à doação de sangue.

 Além disso, segundo a Assessoria de Imprensa, o Hemocentro aposta na divulgação da situação do atual estoque e apelar para que as pessoas compareçam às unidades de doação.

Vale lembrar que os doadores que estiverem com sintomas ou aqueles com casos suspeitos de coronavírus devem comparecer ao Hemocentro somente após a realização e o resultado dos testes para diagnosticar, ou não, o contágio.

Em casos de confirmação da doença, as vítimas do COVID-19, depois de curadas, ficarão impossibilitadas de doar por pelo menos três meses. A orientação vem da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que adotou a medida como uma prevenção, já que ainda não há a confirmação que há transmissão do coronavírus pelo sangue.

Ainda de acordo com o órgão, ficam inaptas para doar, por 30 dias, as pessoas que estiveram ou residem em regiões com casos locais confirmados da doença.

Também ficam impedidas de doar sangue, pelo período de um mês, as pessoas que tenham mantido contato, nos últimos 30 dias, com um caso suspeito ou indivíduo diagnosticado com Coronavírus. O prazo começa a ser contado após o último contato com a pessoa infectada, conforme especificação da Anvisa.

*Estagiário com supervisão da editoria.