O PSDB de Alagoas deve perder nos próximos dias três lideranças do Litoral Norte de Alagoas: Abrahão Moura, o prefeito de Paripueira, Haroldo Nascimento, e a prefeita da Barra de Santo Antônio, Emanuella Moura.
Eles seguirão politicamente o prefeito de Maceió, Rui Palmeira, que deixou o partido dos tucanos há cerca de duas semanas. Com eles devem seguir outras lideranças filiadas ao PSDB naquela região.
Em 2016, o PSDB saiu fortalecido das eleições municipais com 18 prefeitos eleitos e reeleitos, incluindo as duas principais cidades do estado: Maceió e Arapiraca. Esse ano, os tucanos seguem enfraquecidos para a disputa eleitoral e não devem lançar candidatura própria na capital.
A tendência dos tucanos é apoiar a JHC para a prefeitura de Maceió, atendendo vontade do presidente estadual da legenda, senador Rodrigo Cunha.