(Atualizada às 16h40)

O psiquiatra Dilson Karlo Aquino Onofre, denunciado pelo Ministério Público de Alagoas (MP/AL) pelos crimes de aborto, lesão corporal grave, cárcere privado e omissão de socorro contra uma namorada, foi convocado para assumir o cargo efetivo de médico psiquiatra na Prefeitura de Rio Largo.

A convocação de Dilson, aprovado em primeiro lugar no concurso público realizado ano passado pela prefeitura, foi publicada no Diário Oficial dos Municípios desta terça-feira (17). Conforme a publicação, o médico foi aprovado em primeiro lugar para o cargo de psiquiatra.

Ele e os demais convocados devem comparecer à Secretaria Municipal de Administração de Rio Largo em 30 dias, a contar da data da publicação.

Conforme divulgado ontem pela assessoria de Comunicação do MP-AL, o promotor Rodrigo Soares, da 9ª Promotoria de Justiça da Capital, requereu uma série de medidas cautelares à Justiça contra Dilson, entre elas o afastamento da atividade de médico, recolhimento do passaporte, para que o psiquiatra seja impedido de se ausentar do país, além de medidas protetivas de urgência em favor da vítima, com a proibição de contato e de aproximação por pelo menos 300 metros.

Ainda segundo a Promotoria, o crime teria ocorrido em setembro do ano passado, em um apartamento do denunciado, localizado na Jatiúca, em Maceió.

De acordo com a denúncia do MP, Dilson dopou a vítima com medicamentos e provocou o aborto, introduzindo comprimidos de Cytotec na vagina da namorada. No dia seguinte ele também deixou a mulher trancada no apartamento, sangrando.

O MP solicitou ainda o encaminhamento, ao Conselho Regional de Medicina, da cópia integral dos autos, “para fins de deflagração de apuração da conduta do médico no âmbito do referido Conselho”.

Em relação a convocação do médico, o promotor Rodrigo Soares disse - por meio da assessoria de Comunicação do MP - que, ao oferecer a denúncia, pediu o afastamento do denunciado das funções de médico, mas ainda aguarda a decisão judicial e irá analisar a informação trazida pela reportagem.