O ministro da saúde Luiz Henrique Mandetta atendeu a um pedido do deputado federal Marx Beltrão (PSD), coordenador da bancada alagoana no Congresso Nacional, e vai receber o médico alagoano Hemerson Casado. Portador de ELA (Esclerose Lateral Amiotrófica), Casado é na atualidade o maior ativista em defesa de pesquisas sobre a doença no Brasil.
O encontro deve acontecer no começo de abril. Marx recebeu a demanda, e se mobilizou para buscar viabilizar o encontro que, inclusive, é alvo de abaixo assinado na internet com mais de 195 mil assinaturas. Com este apoio, Casado vai poder explanar diretamente ao ministro da Saúde sobre os estudos israelenses que buscam cura para a doença.
O Instituto Dr. Hemerson Casado, entidade comandada pelo médico alagoano e que luta em prol das pessoas com doenças raras, quer trazer para o Brasil o “Estudo AstroX” – projeto inédito que pode ser mais uma opção de tratamento para pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica. O valor da empreitada – necessária – pode chegar a R$ 40 milhões.