A Petrobras iniciou nesta quarta-feira, dia 27, a primeira fase de Teste de Longa Duração (TDL), de Farfan, de produção de petróleo e gás, localizado a aproximadamente 70 quilômetros da costa, em águas ultraprofundas, na bacia que fica entre os estados de Alagoas e Sergipe.
O teste que deve durar cerca de 180 dias tem por finalidade avaliar o comportamento do reservatório em produção e as características do seu petróleo, mas deve ser desmobilizado no 2º semestre de 2020.
A produção média prevista durante a realização do teste será de aproximadamente 7.000 barris de óleo por dia e 500.000 m3 por dia de gás associado, sendo uma parcela consumida como combustível na própria embarcação navio-plataforma Cidade de São Vicente.
De acordo com a Petrobras, as informações técnicas coletadas durante a fase de testes darão suporte para definir os próximos passos do projeto Sergipe Águas Profundas – Módulo 1 (SEAP 1), do qual Farfan faz parte.
A estatal destacou ainda que nesta fase, a produção é iniciada em caráter de teste, totalmente sem fins comerciais. O poço está localizado em lâmina d’água de aproximadamente 2.500m, sendo o mais profundo que a Petrobras já colocou para produzir no Brasil.
A empresa destacou ainda que os testes são importantes para comprovar a qualidade do reservatório e definir os futuros projetos de desenvolvimento da produção. Durante o Plano de Avaliação da Descoberta (PAD), foram realizadas atividades de perfuração e sísmica que confirmaram a presença de óleo de excelente qualidade na região da Bacia.
A Petrobras informou ainda que o navio-plataforma possui uma planta de processamento que permite a separação entre as fases óleo, água e gás, bem como o tratamento e estabilização do óleo.
*Sob supervisão da editoria e com informações de assessoria