Relatório aponta as condições para banho em 65 trechos da costa alagoana

14/02/2020 15:08 - Geral
Por Redação*
Image

O final de semana, além de ter muita folia e frevo também terá banho de mar garantido aponta o relatório de balneabilidade, produzido pela equipe do Laboratório de Estudos Ambientais do Instituto do Meio Ambiente (IMA), divulgado nessa sexta-feira (14).

Segundo IMA os banhistas podem escolher entre 57 trechos de praias próprias para banho ao longo da costa alagoana. No total são coletadas amostras em 65 trechos que em seguida são analisadas para compor o documento semanal. O relatório dessa sexta-feira mostra que apenas oito pontos foram considerados impróprios para banho.

No Litoral Sul, entre o Peba, em Piaçabuçu, e a Praia do Saco, apenas um local não está indicado para banho. Em Maceió, entre o Pontal da Barra e Ipioca, aparece o maior número de trechos impróprios, seis no total. No Litoral Norte, desde o município de Paripueira até Maragogi, há apenas mais um local não indicado aos banhistas.

Entretanto, mesmo que o local esteja próprio, os técnicos alertam para que os usuários evitem banhos de mar nos dias de fortes chuvas, principalmente em áreas próximas às galerias de águas pluviais e fozes de rios. Deve-se evitar, principalmente, o banho em praias “que estejam diretamente sob influência de rios, canais e córregos, supostamente contaminados por esgotos”.

O relatório de balneabilidade é um documento semanal produzido com base no que recomenda a resolução 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama). As praias são consideradas próprias para banho quando em 80% do conjunto de amostras, colhidas no mesmo no local, não exceder o limite de 800 NMP (Número Mais Provável) da bactéria E.coli em cada 100mL de água coletada.

O documento está disponível para consulta e download no site do IMA: https://www.ima.al.gov.br/

*Com assessoria

Comentários

Os comentários são de inteira responsabilidade dos autores, não representando em qualquer instância a opinião do Cada Minuto ou de seus colaboradores. Para maiores informações, leia nossa política de privacidade.

Carregando..