O Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares não será mais responsabilidade da Infraero a partir desta quinta-feira (3). A estatal espanhola Aena Desarrollo Internacional, vencedora do consórcio em outubro de 2019, passará a administrar o terminal.
A empresa ficará responsável pelo fortalecimento da malha aérea, desenvolvimento do tráfico, otimização e estruturação de frotas comerciais, além de conquistar novas e investir em infraestruturas.
A Aena Desarrollo Internacional também ficará responsável pelos aeroportos de Campina Grande (PB), Juazeiro do Norte (CE), Aracaju (SE), João Pessoa (PB) e Recife (PE). O conjunto de aeroportos é chamado de Bloco Nordeste e foi arrematado em março de 2019.
Segundo a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) a estimativa de investimento para os aeroportos do bloco, ao longo dos próximos 30 anos, é de R$ 2,153 bilhões, sendo que um terço, R$ 788 milhões, serão aplicados nos próximos cinco anos.
O Aeroporto Zumbi dos Palmares foi eleito em 2019, como o melhor do Nordeste, segundo Pesquisa de Satisfação de Passageiros e de Desempenho Aeroportuário, divulgada na semana passada, pela Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura. Além disso, o terminal alagoano ficou em terceiro lugar no ranking nacional de aeroportos que movimentam até 5 milhões de viajantes por ano.









