O ator e cineasta Kirk Douglas morreu nesta quarta-feira (5), aos 103 anos. O anúncio foi feito por um de seus filhos, o também ator Michael Douglas, em uma postagem no Instagram.
"É com tremenda tristeza que meus irmãos e eu anunciamos que Kirk Douglas nos deixou hoje aos 103 anos. Para o mundo, ele era uma lenda, um ator da idade de ouro dos filmes que viveu seus anos dourados, um humanitário cujo compromisso com a justiça e as causas em que ele acreditava estabeleceu um padrão para todos nós aspirarmos. Mas para mim e meus irmãos Joel e Peter, ele era simplesmente pai, para Catherine, um maravilhoso sogro, para seus netos e bisneto, seu avô amoroso, e para sua esposa Anne, um marido maravilhoso", comentou o ator.
Michael ainda escreveu que a vida de Kirk "foi bem vivida" e que o legado dele no cinema "perdurará pelas gerações vindouras". “Deixe-me terminar com as palavras que eu disse a ele em seu último aniversário e que sempre permanecerão verdadeiras. Pai, eu te amo muito e tenho muito orgulho de ser seu filho", finalizou.
Kirk Douglas foi uma das maiores estrelas de Hollywood. Filho de imigrantes russos analfabetos, ele interpretou alguns papéis emblemáticos do cinema, como escravo Spartacus e o artista Vincent van Gogh, além da lenda do velho oeste Doc Holliday. Ao longo da carreira, o ator trabalhou em mais de 80 filmes
Douglas recebeu sua primeira indicação ao Oscar em 1950, por O Invencível. Também foi indicado em 1953, por Assim Estava Escrito, e em 1957, por sua atuação como Vincent Van Gogh na cinebiografia Sede de Viver. Em 1996, ele foi premiado com um Oscar honorário por 50 anos como uma força criativa e moral na comunidade cinematográfica.
Kirk também foi três vezes indicados ao Emmy, a mais importante premiação da TV americana. Já no Globo de Ouro, conquistou a estatueta de melhor ator em drama por Sede de Viver e depois o prêmio especial Cecil B. DeMille, por sua filmografia.
A aposentadoria veio após ele começar a ter dificuldades para falar, devido a um AVC sofrido em 1996. Ele estava distante das telas desde 2004, quando participou de Ilusion. Ele comemorou seu 103º aniversário, em 9 de dezembro do ano passado, com sua família, incluindo o filho Michael e a nora Catherine Zeta-Jones.